Um dos destaques, goleiro Túlio ergue troféu no sub-14 e comemora com os colegas - Fernanda Dias
Um dos destaques, goleiro Túlio ergue troféu no sub-14 e comemora com os colegasFernanda Dias
Por Bernardo Costa e Herculano Barreto Filho

Na disputa pela hegemonia no futebol, Mesquita saiu na frente ao conquistar o bicampeonato no futsal sub-14 no último sábado, na quadra do IBC de Nova Iguaçu. No tabuleiro, Duque de Caxias levou a melhor, ao conquistar três ouros de quatro possíveis no xadrez. Mas viu a sua supremacia ser ameaçada por Queimados. No futsal sub-17, disputado no domingo, Paracambi carimbou uma vaga para a final. Mas a disputa foi interrompida para que pudesse ser verificada a inscrição de um atleta (veja no quadro ao lado). O campeão só será conhecido na próxima rodada, no dia 29 deste mês, na vila olímpica de Duque de Caxias.

No futsal sub-14, Mesquita conseguiu manter parcialmente a base campeã do ano passado, com o auxiliar técnico Flávio Almeida, o atleta Kayque da Paixão e o goleiro Túlio Ribeiro, um dos destaques da competição. "Agora, confirmamos que somos fortes na Baixada", disse o goleiro, que pegou pênalti contra Nova Iguaçu logo na estreia e fez defesas importantes na decisão. Túlio está certo. Um levantamento feito pelo livro 'Jogos da Baixada 20 Anos' coloca Mesquita em terceiro lugar na história do evento com sete ouros, atrás apenas de Duque de Caxias e Nova Iguaçu, que perderam a hegemonia da modalidade desde 2015.

Caxias leva três ouros no xadrez. Queimados também foi campeão - Fernanda Dias

E em meio ao surgimento de novas forças na modalidade, Mangaratiba levou a prata inédita ao chegar na decisão contra Mesquita. O município participa dos Jogos pelo segundo ano seguido, a convite de cidades vizinhas. A decisão começou disputada. Mas os dois gols de Mesquita, no final do primeiro tempo, abriram caminho para a vitória, confirmada com tranquilidade na segunda etapa. Para o técnico de Mangaratiba, Marcos Oliveira, o Índio, os primeiros gols desestabilizaram a equipe. "Perdemos um pouco a concentração e não conseguimos manter o esquema de marcação em meia quadra", disse Índio.

No xadrez, Mell Manhães, Nathan Trugilho e Matheus Souza levaram três ouros para Duque de Caxias. Luana da Silva, que fez sua segunda participação nos Jogos da Baixada, conseguiu levar a bandeira de Queimados para o lugar mais alto do pódio.

Você pode gostar
Comentários