A 22ª edição dos Jogos da Baixada terminou no último fim de semana e ficará marcada na história esportiva de pelo menos três municípios: Nova Iguaçu, que conquistou o bicampeonato e consolidou o investimento que vem sendo feito no esporte; Queimados, que até a última rodada estava em quarto lugar, mas terminou com a prata; e Mesquita, que, pela primeira vez, faturou o bronze na classificação geral.
O encerramento aconteceu no último domingo, no Sesc de São João de Meriti, com as provas de natação e vôlei. Cerca de 3 mil atletas participaram da competição, que teve duração de um mês e contou com oito modalidades. Completam a lista dos campeões, Duque de Caxias, que terminou em quarto lugar e São João de Meriti, em quinto.
Hoje, a partir das 11h, a delegação campeão participa de uma 'live' no estúdio do jornal O DIA. Além de atletas e dirigentes, o bate-papo contará com a presença do prefeito de Nova Iguaçu, Rogério Lisboa.
O município liderou durante toda a competição e mostrou como o trabalho de base realizado na Vila Olímpica local, assim como a parceria com as escolas, foi importante para o sucesso nos Jogos. Não à toa, a cidade conquistou o título pelo segundo ano seguido. De acordo com o secretário de Esportes de Nova Iguaçu, Alexandre Batista, o resultado é resultado de muito planejamento.
"Nosso histórico não era ruim, mas vínhamos batendo na trave. Esse resultado é fruto do planejamento montado desde o ano passado. Nosso objetivo é conquistar o título do ano que vem e consolidar de vez o trabalho", projetou.
Queimados brilha
Graças aos resultados das disputas de natação (ouro no sub-14 feminino e masculino e prata no sub-17 masculino) e no vôlei (ouro no sub-14 masculino, bronze no feminino sub-17, ouro no sub-17 masculino e prata no sub-14 feminino), a cidade de Queimados deu uma bela arrancada e faturou o segundo lugar geral nos Jogos da Baixada.
Cerca de 100 atletas queimadenses se dividiram entre a piscina e a quadra em busca do lugar mais alto do pódio e o resultado não poderia ser melhor: ouro no geral das duas modalidades. "Essa prata é fruto de um esforço muito grande dos atletas, professores e gestores. Nosso município está de parabéns pelo desempenho. Agora, é trabalhar ainda mais e, quem sabe, levar o ouro em 2020", disse o secretário de Esportes de Queimados, Julio Coimbra.
Surge uma nova força
Para Mesquita, o bronze inédito foi motivo de muita comemoração. E não poderia ser diferente. A cidade fez uma excelente competição e disputou de igual para igual com as grandes potências. Caso do basquete, modalidade na qual o município levou o ouro no masculino sub-14 e sub-17. O terceiro lugar geral no vôlei também foi um fator que contribuiu bastante para colocação final de Mesquita. Assim como na natação, esporte em que o município levou o bronze no geral.