Pedro pode ajudar a equipe tricolor a atingir essa marca expressiva na Sul-Americana - LUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C
Pedro pode ajudar a equipe tricolor a atingir essa marca expressiva na Sul-AmericanaLUCAS MERÇON / FLUMINENSE F.C
Por Lance
Quem pensa que o estoque financeiro do Flamengo chegou ao fim com as contratações no início da temporada, está enganado. Com um ótimo fluxo de caixa e na busca de um centroavante de ofício para disputar vaga com Gabigol, a diretoria rubro-negra com o aval do novo técnico, Jorge Jesus, sonha em contratar Pedro, destaque do Fluminense e visto como um dos grandes centroavantes do Brasil para agora e para o futuro. A ideia do Flamengo para ficar com o jogador é traçada da mesma forma com que fez com Henrique Dourado, em 2018, quando tirou o principal atacante da equipe para reforçar seu plantel. O empresário do jogador, Márcio Giugni, já foi procurado.

Porém a situação de Pedro se difere um pouco de Henrique Dourado pelo momento atual. Na época, afundado em uma crise financeira (mais do que atualmente), o presidente tricolor, Pedro Abad, se viu obrigado a negociar o jogador. A forma como Henrique Dourado tratou a sua transferência também foi vista com bons olhos pela cúpula do Fluminense na época, já que mesmo desejoso de trocar o Flu pelo rival, o Ceifador cumpriu com todos os seus compromissos e treinou normalmente até sacramentar o negócio – diferentemente de como foi o caso conduzido por Gustavo Scarpa, antes de assinar com o Palmeiras, na mesma época.

Além disso, o Flamengo esbarra na ideia de Mario Bittencourt e Celso Barros já terem assumido a presidência do clube. Eleitos em junho, o novo presidente conseguiu antecipar sua posse, prontamente aceita pelo presidente em exercício da época, Pedro Abad. Mario em diversas oportunidades já deixou claro que situações mercadológicas envolvendo o rival Flamengo, por ora, não estão em seus planos, principalmente se tratando de um atleta com potencial de Pedro, muito visado no mercado europeu. Recentemente, o clube rejeitou uma oferta de cerca de R$ 39,6 milhões (8,5 milhões de euros), do futebol francês, para levar o atleta. A ideia, inicial, é negociar pelo valor total da multa que é de R$ 217 milhões (50 milhões de euros). Dentro do clube, o interesse do Fla já é sabido e a diretoria trabalha, por enquanto, apenas com essa ideia de transação pela multa completa. O Tricolor possui 50% dos direitos econômicos de Pedro, por isso ficará com a metade em qualquer negócio.

Apesar do poder financeiro alto, acrescentado a venda de Jean Lucas para o Lyon (FRA), o Flamengo acredita que pode acertar o negócio sem precisar dispor do valor total da multa. Para isso, a ideia de convencer o atacante de que a ida para o rubro-negro será extremamente benéfica para sua carreira, até como vitrine para o futebol europeu. No último ano, o Fla negociou Vinícius Júnior e Lucas Paquetá para a Europa com valores astronômicos. Outro trunfo é questão dos vencimentos atrasados que o atacante vive nas Laranjeiras. O nome do camisa 9 tricolor foi aprovado pelo Centro de Inteligência do Fla, que estuda e mapeia o mercado.

Aos 22 anos, Pedro foi promovido aos profissionais em 2016 e participou de 86 partidas e marcou 29 gols, sendo sete jogos neste ano com três gols assinalados. Em 2018, vivia o melhor momento de sua carreira com 19 gols marcados em 40 partidas e foi lembrado por Tite para a Seleção Brasileira, após a Copa do Mundo. Contudo, uma lesão nos ligamentos do joelho direito, em agosto, o afastaram dos gramados por cerca de oito meses.