Federação de Remo do Rio promove Campeonato Brasileiro Master neste final de semana - Divulgação
Federação de Remo do Rio promove Campeonato Brasileiro Master neste final de semanaDivulgação
Por O Dia
Rio - Clubes e associações de todo o país se reúnem no Rio de Janeiro para disputar o título de campeão  nacional de remo master, neste final de semana (de 12 a 14), a partir das 7h30m. O campeonato, que
acontecerá no Estádio de Remo da Lagoa, já tem recorde de inscritos e contará com a participação de  403 atletas, entre eles, o remador Manoel de Carvalho, de 85 anos, o mais velho em atividade no Estado do Rio de Janeiro. Participarão da competição times como o atual campeão brasileiro Clube de Remo Rio de Janeiro, Botafogo, Guanabara, Piraquê, Grêmio Náutico União e Amazônia Clube de Regatas, entre as mais de 20 equipes inscritas.
Pela primeira vez, a Federação de Remo do Rio será a entidade responsável pela organização e realização do campeonato com apoio da Confederação Brasileira de Remo (CBR). A competição terá início na próxima sexta-feira, com o congresso técnico. Sábado e domingo, acontecerão as 140 provas, premiação e festa julina no encerramento para confraternização dos participantes. 
Publicidade
Para o presidente da FRERJ, Paulo Carvalho, é um orgulho e uma responsabilidade muito grandes organizar e realizar o campeonato nacional e garante que no que depender da entidade o evento será um sucesso absoluto.
"Assumimos essa responsabilidade e está sendo um grande desafio para todos os envolvidos, mas garanto que a FRERJ não vem medindo esforços para manter o legado olímpico, no Estádio de Remo da Lagoa, desde 2016. Já está tudo pronto para a realização da regata nacional. Inclusive, durante as provas vamos ter balizador para ter segurador, garantindo assim não ter nenhum problema de largada. Queremos que o Rio de Janeiro seja um referencial para o remo brasileiro". comentou o presidente da FRERJ.
Publicidade
Segundo Paulo Carvalho, quem for ao Estádio de Remo, neste final de semana, terá a oportunidade de assistir a provas muito disputadas, pois as equipes inscritas vão lutar pelo título brasileiro de 2019
remada a remada, tornando a regata num verdadeiro espetáculo.
"Serão muitas provas disputadas com garra e determinação por mais de 400 atletas, em raias com
número maior de barcos, o que torna a competição mais bonita e emocionante para quem assiste.
Além disso, o encerramento do evento será realizado com uma festa julina, no espaço em cima das
garagens para confraternização dos participantes, em ambiente festivo", completou o presidente da
FRERJ.
Publicidade
Expectativa de um veterano
Para o remador Manoel de Carvalho, do Clube de Remo Rio de Janeiro, a expectativa é grande. Ele vai participar de três provas dividindo o barco com o filho Paulo Carvalho, o Double Skiff, Four Skiff Masculino e Four Skiff Misto.
Publicidade
"Como em todas as competições que participo sempre fico na expectativa da largada. Mesmo já sendo um veterano do esporte eu fico ansioso e tenho aquele friozinho na barriga antes das provas como se fosse a primeira vez", conta o remador.
Manoel de Carvalho começou a remar depois que me tornei militar reformado, com mais de 40 anos. Foi levado pelo irmão, José de Carvalho (pai dos remadores Ricardo e Ronaldo de Carvalho, medalhistas de ouro no Panamericano de 1983 e 1987).
Publicidade
“Aprendi muito com ele e nunca mais parei. Ao longo de todos esses anos ganhei muitas medalhas e quero ganhar mais. Espero estar no lugar mais alto do pódio neste final de semana”, completou.