
Gabriel é o primeiro goofy campeão em Jeffreys Bay desde 1984, a primeira edição da etapa sul-africana na elite do surfe mundial. Goofy, na linguagem do surfe, é a base em que se anda com o pé direito na frente. Mark "Occy" Occhilupo havia sido o último atleta desse estilo de surfar a ser campeão.
Com os resultados, Medina subiu da oitava para a sétima colocação no ranking mundial. Ítalo Ferreira, apesar da segunda posição em J-Bay, subiu da sexta à quarta posição do ranking. O líder é Kolohe Andino, que foi eliminado na semifinal, seguido pelo também brasileiro Filipe Toledo.
"É muito bom. É muito difícil ganhar esse campeonato. Eu não estava esperando essa vitória. Tudo isso começou depois da vitória sobre Ryan Callinan, que virei na última onda. Nada é impossível", disse Medina logo após conquistar a etapa.
A bateria começou equilibrada. Ítalo anotou um 9.10 logo na primeira onda. Medina não ficou atrás e conseguiu um 9.73 para encostar na disputa. Na reta final da etapa, Ferreira pontuou 7.67 e colocou pressão em Medina. Porém, Gabriel mostrou frieza, e com direito a um tubo sensacional para fechar a onda, anotou um 9.77, somando 19.50 e ficando com o título.