Treino Seleção - 23/03/2023 Seleção treina em Tânger nessa quinta-feira 23/03. Foto: Rafael Ribeiro/CBFRafael Ribeiro/CBF
Novatos pedem passagem e dão nova 'cara' para a Seleção em ciclo para 2026
Renovação é um dos objetivos do próximo ciclo
Rio - A seleção brasileira se apresentou com muitas caras novas para o primeiro desafio do ciclo para a Copa do Mundo de 2026. Após seis anos com a mesma base, o principal objetivo é a renovação, mas sem abrir mão completamente de peças-chave da era Tite. Por isso, a primeira convocação contou com dez novatos, sendo cinco que disputaram o Sul-Americano sub-20 com o técnico interino Ramon Menezes.
Os novatos são: o goleiro Mycael; o lateral Arthur; o zagueiro Robert Renan; os meias André, Andrey Santos, João Gomes e Raphael Veiga; e os atacantes Rony, Vitor Roque e Yuri Alberto. Oito estreantes atuam no Brasil, com exceção de Robert Renan e João Gomes. Já Andrey Santos, que pertence ao Chelsea, está emprestado ao Vasco e ainda não estreou pelo clube inglês.
Apenas nove jogadores estiveram na Copa do Mundo de 2022, no Catar. São eles: os goleiros Weverton e Ederson; o lateral Alex Telles; o zagueiro Éder Militão; os meias Casemiro e Lucas Paquetá; e os atacantes Vini Jr, Rodrygo e Antony. O número é o mesmo do início do ciclo pós-Copa de 2014 e inferior ao pós-Copa 2018, quando Tite repetiu 13 dos 23 convocados para o Mundial da Rússia.
Pela primeira vez desde 2010, a primeira convocação após a Copa do Mundo não tem a presença de Neymar. O craque brasileiro sofreu uma grave lesão no tornozelo - o mesmo que machucou durante o Mundial do Catar - e ficou de fora. O início do ciclo para 2026 também é uma passagem de bastão, como a escolha de Casemiro como novo capitão e um aumento de responsabilidade para Vinícius Júnior e Rodrygo.
Nos treinamentos sob o comando de Ramon Menezes, nomes como Andrey Santos, Vitor Roque e Rony se destacaram e tem chance de iniciarem o amistoso contra o Marrocos. Além disso, novatos como Robert Renan, André, João Gomes, Raphael Veiga e Yuri Alberto já se firmaram em seus clubes e também possuem condições de receberem uma oportunidade no decorrer da partida.
Ainda em busca de um substituto para Tite, a CBF deu chance para Ramon Menezes, que levou a seleção sub-20 para a Copa do Mundo através do Sul-Americano da categoria. O treinador também aproveitará a oportunidade para observar e testar jogadores que terão idade para jogar as Olimpíadas de Paris, em 2024 - casos de nomes consolidados como Vinícius Júnior e Rodrygo.
A seleção brasileira enfrenta o Marrocos neste sábado (25), às 19h (de Brasília), em Tanger. A provável escalação deve ser Ederson (Weverton); Emerson Royal, Éder Militão, Ibañez e Alex Telles; Casemiro, Andrey Santos e Lucas Paquetá; Rodrygo, Vitor Roque (Antony ou Rony) e Vini Junior.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.