Rio - Com gols de ex-jogadores do Fluminense, o Flamengo saiu na frente do Tricolor na final do Carioca de 2023. Na segunda etapa, Ayrton Lucas e Pedro balançaram as redes e colocaram o Rubro-Negro em vantagem com a vitória por 2 a 0 no Maracanã. O Flu terminou a partida com um jogador a menos, após a expulsão de Samuel Xavier. Além disso, Fernando Diniz também recebeu o cartão vermelho, após reclamar do lance que deixou o clube das Laranjeiras com um a menos. Com o resultado, o Fla poderá perder até por um gol de diferença no jogo de volta, no próximo dia 9, que irá conquistar o Carioca.
As duas equipes terão compromissos pela Libertadores no meio da semana. O Flamengo irá encarar o Aucas, do Equador, enquanto o Fluminense enfrentará o Sporting Crista, do Peru. Ambas as partidas serão realizadas na próxima quarta-feira.
O primeiro tempo da final começou com o Flamengo mais ligado, tentando explorar a velocidade, principalmente de Matheus França e Everton Cebolinha. A primeira chance foi do Rubro-Negro. As cinco minutos, o ex-atacante do Grêmio arriscou de fora da área e assustou Fábio.
Porém, pouco a pouco, o Fluminense foi conseguindo controlar a posse de bola e criou a primeira grande oportunidade da partida. Aos 11 minutos, Jhon Arias recuperou a bola, após erro de passe de Gerson e saiu na cara de Santos, porém, o colombiano finalizou em cima do goleiro, facilitando a vida do Rubro-Negro.
Depois da parada técnica, o Flamengo voltou melhor e equilibrou o jogo no segundo tempo. Aos 30 minutos, Pedro teve uma boa chance e parou em Fábio. O Tricolor respondeu logo depois com Martinelli.
O segundo tempo começou e o Flamengo abriu o placar logo aos cinco minutos. Após boa jogada coletiva, Everton Cebolinha tocou para Ayrton Lucas, que bateu cruzado, sem chances de defesa para Fábio.
Atrás do placar, o Fluminense foi para cima e começou a encurralar o Flamengo. Com isso, Vítor Pereira colocou Gabibol, Everton Ribeiro, Filipe Luís e Vidal na partida. Na primeira boa trama ofensiva com os medalhões, Pedro concluiu, após bela jogada de Ayrton Lucas.
Logo depois as coisas ficaram ainda mais difíceis para o Fluminense. Samuel Xavier foi expulso, após entrada em Ayrton Lucas. O cartão vermelho irritou bastante o treinador Fernando Diniz, que acabou também sendo expulso, após reclamar com Gabigol.
Em desvantagem numérica, o Fluminense se fechou para evitar uma vitória com mais gols do Flamengo. O Rubro-Negro seguiu com a posse de bola, mas não conseguiu exercer uma grande pressão para buscar o segundo gol. A partida se encerrou com a boa vitória do clube da Gávea.
FICHA TÉCNICA FLAMENGO 2 X 0 FLUMINENSE
Local: Maracanã (RJ) Árbitro: Wagner do Nascimento Magalhães Cartões amarelos: Thiago Maia, Léo Pereira, Ayrton Lucas (FLA); Ganso, André (FLU) Cartão vermelho: Samuel Xavier, aos 22'/2ºT (FLU) Gols: Ayrton Lucas, 5'/2ºT (1-0); Pedro, aos 22'/2ºT (2-0)
Flamengo: Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira (Filipe Luís); Varela, Thiago Maia (Vidal), Gerson (Matheus Gonçalves) e Ayrton Lucas; Matheus França (Everton Ribeiro), Cebolinha (Gabigol) e Pedro. Técnico: Vitor Pereira.
Fluminense: Fábio; Samuel Xavier, David Braz (Lima), Nino e Alexsander; André, Martinelli (Felipe Melo) e Ganso; Jhon Arias, Keno (Gabriel Pirani, depois Vitor Mendes) e Cano. Técnico: Fernando Diniz.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.