Guarda Municipal monta esquema de trânsito no entorno do Maracanã Divulgação / Prefeitura do Rio

Agora é oficial. O Governo do Estado do Rio publicou nesta quarta-feira (26), no Diário Oficial, a renovação da cessão temporária do Maracanã por mais 180 dias a Flamengo e Fluminense. A decisão, entretanto, pode sofrer alteração caso a Justiça acate ação do Vasco que pede que haja concorrência para gerir o estádio provisoriamente.
É a sétima vez que a dupla Fla-Flu consegue o Termo de Permissão de Uso (TPU) junto ao governo estadual. O Rubro-Negro segue como o responsável oficial e o Tricolor, mais uma vez, entrou como interveniente anuente. Agora, eles poderão gerir o Maracanã até 23 de outubro.
Até lá, há a expectativa de que o processo de licitação para a concessão do Maracanã pelos próximos 25 anos já tenha ocorrido. Em nota na terça-feira, a Casa Civil do Governo do Estado disse esperar que o processo retome em 40 dias.
"O Governo do Estado está finalizando as justificativas e alterações sobre o processo de concessão do Maracanã, que está sob análise do TCE. O material será entregue até o próximo dia 29, quando termina o prazo concedido pelo tribunal. Após esta etapa, o processo passará por nova análise do corpo técnico do TCE e também do Ministério Público do Tribunal. A expectativa é que o julgamento seja favorável aos ajustes e a licitação seja retomada dentro de 40 dias", diz a nota.

Vasco tenta assumir o Maracanã

Nos últimos dias, a diretoria da SAF vascaína entrou com um pedido no Tribunal de Justiça do Estado do Rio (TJ-RJ) para impedir mais uma renovação automática para Flamengo e Fluminense, já que afirma ter uma proposta para também concorrer. No entanto, o juiz da 9ª Vara Fazenda Pública Marcello Alvarenga declinou de competência para o mérito, o que atrasou a decisão.
Também na terça-feira, a desembargadora Lidia Maria Sodré de Moraes, da 6ª Câmara de Direito Público, foi a sorteada para o caso.
Ao longo dos últimos meses, o Vasco tem vivido em pé de guerra com Flamengo e Fluminense. O Cruz-Maltino, que tem o desejo de assumir a gestão do estádio, jogou contra o Palmeiras no Maracanã graças a uma decisão favorável da Justiça.