Mikel Arteta é o técnico do ArsenalFoto: Oli Scarff/AFP

O técnico Mikel Arteta foi sincero ao analisar a derrota do Arsenal para o Manchester City por 4 a 1, nesta quarta-feira, pela 32ª rodada do Campeonato. Na entrevista coletiva, o treinador disse que os Gunners não estiveram nem perto do seu nível e elogiou a equipe de Pep Guardiola. Além disso, ele admitiu que o melhor time em campo venceu a partida.
"Eles provavelmente estiveram no seu melhor, especialmente no primeiro tempo, e não estávamos nem perto do nosso nível. Quando isso acontece, a diferença torna-se muito grande. E, nos primeiros 30 minutos, não fizemos todas as coisas básicas que se deve fazer contra uma equipa excepcional, em termos de competir, vencer duelos e perceber o que o jogo exige. Fomos punidos e poderíamos ter sido punidos ainda mais. A análise é clara: o melhor time venceu o jogo".
Vale destacar que o confronto teve cara de decisão. Isso porque, com o resultado, os Citizens foram aos 73 pontos e encurtaram para dois a distância dos Gunners, que lideram a competição com dois jogos a mais. Dessa forma, o time de Manchester precisa apenas fazer o "dever de casa" para ultrapassar o Arsenal na tabela de classificação.
Manchester City atropelou o Arsenal na 'decisão' da Premier League - Oli Scarff/AFP
Manchester City atropelou o Arsenal na 'decisão' da Premier LeagueOli Scarff/AFP

Veja mais declarações de Arteta:

SITE DE ESTATÍSTICAS 'OPTA' COLOCA O CITY COM 92% DE CHANCE DE TÍTULO
"As estatísticas diziam no início da temporada que o Arsenal terminaria em sexto ou sétimo. Estamos onde estamos com cinco jogos pela frente. Esses jogadores merecem muito crédito por estarem onde estamos depois de nove meses e meio. Ainda faltam cinco jogos. Estou neste país há quase 22 anos e já vi muitas coisas".
"Eu sei o quanto isso muda de jogo para jogo. Não há dois jogos iguais nesta liga. Em primeiro lugar, temos de levantar os nossos jogadores, porque sofreram esta noite. Eles jogaram contra um time excepcional - eles sabem disso. Mas também somos uma equipe excepcional e hoje não estivemos nas corridas ao nível necessário para vencer o jogo". 
LIÇÃO DA DERROTA
"Apenas aceitar a realidade, essa é a melhor maneira de seguir em frente. Aceite que hoje eles foram melhores do que nós, que mereceram ganhar o jogo, que nunca tivemos chance de ganhar o jogo e que temos que melhorar, ser melhores e ser humildes o suficiente para aceitar isso. No esporte, você tem que fazer isso se quiser ser melhor".
JOGADORES CONGELARAM?
"Não acho que eles estavam com medo, mas a maneira como começamos o jogo não ajudou em nada, porque nos colocamos em apuros em muitas situações. Perdemos todas as corridas, perdemos todas as primeiras e segundas bolas. Quando isso aconteceu, eles passaram a ter ataques verticais com espaços abertos para atacar. Isso criou uma (incerteza). Não conseguimos pegar o jogo da maneira que queríamos e isso é mérito deles também, porque eles foram muito bons".