Jogadores do Botafogo comemoram gol de Tiquinho SoaresFoto: Vítor Silva/Botafogo

O Botafogo saiu vitorioso no primeiro clássico do ano no Brasileirão. Com um homem a menos durante quase todo o segundo tempo, o Botafogo venceu o Flamengo por 3 a 2 no Maracanã, neste domingo, pela terceira rodada da competição. Tiquinho Soares (2) e Danilo Barbosa marcaram os gols do Glorioso. Léo Pereira (2) descontou pelo lado do Rubro-Negro. 
Com o resultado, o Botafogo chegou aos nove pontos e subiu para o primeiro lugar do Brasileirão. Já o Flamengo segue com três pontos e parece na 12ª colocação do campeonato.
Agora, o Flamengo vira a chave para a Copa Libertadores. O Rubro-Negro volta a campo na próxima quinta-feira, às 19h, para enfrentar o Racing-ARG no Estádio Presidente Juan Domingo Perón. A partida é válida pela terceira rodada do Grupo A.
Já o Botafogo foca na Sul-Americana. O Alvinegro volta a campo no mesmo dia, mas às 21h, para encarar o LDU no Estádio Nilton Santos. O jogo é válido pela terceira rodada do Grupo A. 
Flamengo e Botafogo se enfrentaram no Maracanã - Foto: Vítor Silva/Botafogo
Flamengo e Botafogo se enfrentaram no MaracanãFoto: Vítor Silva/Botafogo
 

O JOGO

O clássico começou com o Flamengo melhor em campo. A equipe de Jorge Sampaoli ditou o ritmo dos primeiros 15 minutos e recuperava a bola rapidamente, sem deixar o Botafogo sair para o ataque. Nesse cenário, Vidal chegou a colocar uma bola na trave, mas foi a única grande chance do Rubro-Negro no período.
Passados esses 15 primeiros minutos de jogo, o Glorioso começou a encontrar espaços e finalmente chegar com qualidade ao campo ofensivo. O Botafogo tinha menos posse e jogava com as linhas recuadas, mas encontrava espaço no meio para fazer a transição para o ataque.
Dessa forma, o Alvinegro construiu a vantagem de 2 a 0 no primeiro tempo. Após boa jogada pelo lado esquerdo aos 30 minutos, Victor Sá foi derrubado na área por Wesley. Tiquinho foi para a cobrança e guardou. Já o segundo gol veio na bola parada. Aos 50 minutos, Eduardo cobrou escanteio na medida para Danilo Barbosa, que subiu sozinho para estufar as redes. 
Cabe destacar que chamou a atenção o posicionamento de Santos na saída de bola. O goleiro subia até a intermediária e dava opção no passes para os zagueiros do Flamengo. A ideia gerou superioridade numérica, mas também quase gerou dor de cabaça. Em um toque de bola errado, Tiquinho ficou com a sobra e tentou o chute do meio-campo, já que o gol estava aberto, mas mandou para fora.  
No segundo tempo, o jogo mudou completamente de figura. Logo no começo da etapa complementar, o Flamengo criou três grandes chances de gol. Além disso, Rafael levou o segundo cartão amarelo e foi expulso. Para completar, o técnico Luís Castro também levou o cartão vermelho.  
O Fla aproveitou o bom momento e logo diminuiu. Aos 14 minutos, Fabrício Bruno cruzou na área, e Léo Pereira apareceu nas costas da defesa para bater de primeira e balançar as redes do gol defendido por Lucas Perri.
Com um a mais, o Flamengo se lançou ao ataque e criou boas chances de marcar. Por outro lado, deixou mais espaço na defesa. O Botafogo soube aproveitar a vulnerabilidade defensiva rubro-negra e jogou água no chopp do rival. Aos 26 minutos, Tchê Tchê fez grande jogada individual pelo lado direito, avançou e cruzou rasteiro para Tiquinho Soares. O centroavante teve tranquilidade e bateu no contrapé do goleiro Santos.
Quase na sequência, o Rubro-Negro poderia ter se complicado ainda mais no jogo. Thiago Maia cometeu falta dura em Di Plácido e levou o cartão amarelo. O VAR chamou a Edna para uma possível expulsão, mas a árbitra manteve a decisão de campo.
Mesmo assim, a equipe de Jorge Sampaoli não desistiu e voltou ao jogo aos 42 minutos. Isso porque Everton Ribeiro cobrou escanteio na área, e Léo Pereira apareceu como um míssil para testar de cabeça e fazer o segundo do Fla. Com a desvantagem de apenas um gol, o Fla se lançou ao ataque e tentou até o fim, mas o Botafogo segurou a vitória. 
Danilo Barbosa, comemora seu gol na partida entre Flamengo x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro no Estádio Maracanã. Na tarde deste Domingo (30).  - Vitor Silva/BOTAFOGO FC
Danilo Barbosa, comemora seu gol na partida entre Flamengo x Botafogo pelo Campeonato Brasileiro no Estádio Maracanã. Na tarde deste Domingo (30). Vitor Silva/BOTAFOGO FC

FICHA TÉCNICA

Flamengo x Botafogo

Data e Hora: 30/04/2023, às 16h
Local: Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ)
Árbitro: Edna Alves Batista (FIFA-SP)

Cartões amarelos: Gabi, Vidal, David Luiz e Thiago Maia (FLA) / Tiquinho Soares e Victor Cuesta (BOT)
Cartões vermelhos: Rafael e Luís Castro (BOT)
Gols: Tiquinho Soares (0-1)(30'/1ºT) / Danilo Barbosa (0-2) (50'/1ºT) / Léo Pereira (1-2) (14'/2ºT) / Tiquinho Soares (1-3)(26'/2ºT) / Léo Pereira (2-3)(41'/2ºT)
FLAMENGO (Técnico: Jorge Sampaoli)
Santos; Fabrício Bruno, David Luiz e Léo Pereira; Wesley (Marinho, 15'/2ºT), Thiago Maia (Victor Hugo, 36'/2ºT), Vidal (Matheus França, 36'/2ºT), Ayrton Lucas (Everton Ribeiro, Intervalo) e Everton Cebolinha (Bruno Henrique, 28'/2ºT); Gabi e Pedro.
BOTAFOGO (Técnico: Luís Castro)
Lucas Perri; Rafael, Adryelson, Victor Cuesta e Marçal; Danilo Barbosa, Tchê Tchê e Eduardo (Marlon Freitas, 23'/2ºT); Júnior Santos (Di Plácido, 12'/2ºT), Victor Sá (Luis Henrique, 22'/2ºT) e Tiquinho Soares.