Rafael Nadal, tenista espanhol 14º colocado no ranking da ATPThomas SAMSON/AFP

Após desistir de participar de Roland Garros para tratar uma lesão no quadril e revelar que irá se preparar para disputar a última temporada da carreira, Rafael Nadal faz planos para encerrar com chave de ouro. O tenista espanhol, de 36 anos, sonha em participar dos Jogos Olímpicos de Paris, em 2024. Ele, no entanto, deixou em aberta a possibilidade de colocar um ponto final na carreira durante a competição.
"É difícil para mim prever o que vai acontecer, como vai ser minha situação, como meu corpo vai estar. Não quero dizer uma coisa e depois fazer outra. É melhor ter as opções abertas e ver o melhor calendário possível. Quero jogar os torneios que são importantes para mim, e claro que as Olimpíadas são umas das competições em que eu adoraria estar. Se vai ser meu último, não posso dizer agora", disse.
Rafael Nadal foi campeão de simples nos Jogos de Pequim, em 2008, e de duplas no Rio de Janeiro em 2016. Maior campeão de Roland Garros com 14 títulos, o espanhol não participará da competição neste ano, mas o saibro do Grand Slam de Paris será um dos palcos da Olimpíada. 
Nadal tem dois ouros em Olimpíadas. Foi campeão de simples em Pequim 2008 e de duplas na Rio 2016. Ele também é o maior campeão de Roland Garros, com 14 títulos. No ano que vem, o saibro do Grand Slam de Paris também vai ser o palco dos Jogos Olímpicos. Para o último ano de carreira, o espanhol mira voltar a ser competitivo nos principais torneios da categoria e não quer fazer apenas uma 'turnê'. 
"Sei a dificuldade da situação, mas por que não? Também não sou uma pessoa negativa. Vou tentar me dar a oportunidade de voltar a competir. Como eu disse, deve ser meu último ano. Depois nunca sabemos o que vai acontecer. Mas vou tentar que meu último ano não seja apenas de turnê. Quero competir no mais alto nível e tentar ganhar esses torneios. Vou lutar para isso", afirmou.