Fernando Cesconetto é promotor do MP de GoiásFoto: Reprodução
Promotor conta que houve denúncias por fraude em jogos dos campeonatos gaúcho e paulista
Fernando Cesconetto deu depoimento na CPI da Manipulação no Futebol
Nesta terça-feira, 30, em depoimento na CPI da Manipulação no Futebol, o promotor do Ministério Público de Goiás (MP-GO) Fernando Cesconetto afirmou que jogos dos campeonatos paulista e gaúcho deste ano foram denunciados por fraude. Também há, de acordo com ele, indicativos de manipulação em outros estaduais de 2023.
"No Campeonato Paulista e Gaúcho, as partidas denunciadas são na fase de classificação. As partidas são específicas. Embora sejam penalmente relevantes, não afetaram a competição de maneira generalizada, nem o resultado de quem deveria ou não ser campeão", disse Cesconetto, em declaração na CPI divulgada pelo "ge".
Ainda de acordo com o promotor, as denúncias de fraude aconteceram em duas partidas de cada competição. Ademais, num dos jogos do Campeonato Paulista, houve proposta do apostador, mas o atleta recusou.
"Não há indicativos de participação de dirigentes e casas de apostas. Campeonato Paulista e Campeonato Gaúcho já denunciamos. Há indicativos de manipulação em outros estaduais em 2023. Há materiais referentes a atletas, um especial que atua na Major League Soccer (campeonato dos Estados Unidos). Nosso foco é de 2022 em diante", prosseguiu o promotor.
Sobre a forma de atuação dos apostadores, Cesconetto explicou que eles enviavam um depósito inicial de R$ 10 mil como proposta e, posteriormente, faziam outro depósito de R$ 140 mil para os jogadores em caso de êxito na partida.
O promotor ainda revelou que existiam diferentes "cargos" no esquema, como: financiadores; apostadores; intermediários; e núcleo administrativo. Cada um cumpria uma função diferente.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.