Javier Enriquéz Romero passou de testemunha para réu no Caso NegreiraFoto: Reprodução/javienriquezcoach.com
Caso Negreira: Filho do ex-árbitro vira réu, suspeito de lavagem de dinheiro
Javier Enríquez Romero administrava empresa do pai que recebeu R$ 26 milhões do Barcelona
O Caso Negreira ganhou novo capítulo. Segundo o jornal "Marca", a Administração da Justiça do Tribunal de Instrução 1 de Barcelona abriu uma nova investigação dentro do caso envolvendo o filho do ex-árbitro e ex-vice-presidente do Comitê Técnico de Arbitragem da Espanha Enríquez Negreira, Javier Romero. Ele, que era administrador de uma das empresas do pai, agora é suspeito de lavagem de dinheiro.
Javier Romero passou de testemunha para réu no caso. Ele tomava a frente de uma das empresas do pai, dentre as quais recebeu pagamentos no total de R$ 26 milhões, do Barcelona, entre 2011 e 2018, em troca de favorecimentos da arbitragem. Com a mudança, as investigações seguem em andamento e o prazo para uma decisão foi estendido.
Além da nova tratativa de Javier no caso, ocorreu outra mudança. Agora, apenas o Ministério Público terá conhecimento dos processos que estão em andamento. Nem mesmo as partes envolvidas serão informadas de atualizações. As investigações também implicam ao Barcelona internamente, já que a Uefa abriu sua própria apuração e tomará uma decisão, em 10 dias, se o clube poderá ou não disputar a próxima Liga dos Campeões.
A Uefa também pode aguardar o parecer da Justiça da Espanha sobre o caso, já que correria o risco de punir o Barcelona e, depois, o clube ser inocentado nas investigações do país. O Ministério Público acusa o Barça como pessoa jurídica, dirigentes do clube e Negreira por crime de corrupção entre particulares no domínio esportivo, administração desleal e falsificação de documento comercial.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.