Nikola Jokic anotou triplo-duplo na vitória do Denver Nuggets sobre o Miami Heat no primeiro jogo das finais da NBAAFP

Nikola Jokic estreou com grande estilo nas finais da NBA. Eleito duas vezes o melhor jogador da temporada (MVP) em 2021 e 2022, o pivô sérvio anotou um triplo-duplo na vitória do Denver Nuggets sobre o Miami Heat por 104 a 93, nesta quinta-feira (1), no Colorado. O jogador, de 28 anos, deu 14 assistências e bateu o recorde de passes de um estreante em finais na liga norte-americana de basquete.
O pivô anotou 27 pontos, 14 assistências e 10 rebotes na partida. Foi o 12º triplo-duplo do sérvio na pós-temporada de 2022. Jokic também igualou o ex-jogador Jason Kidd como os únicos a anotarem um triplo-duplo na estreia em finais da NBA. Em 2002, o ex-armador fez 23 pontos, 10 assistências e 10 rebotes no primeiro jogo da série entre New Jersey Nets e Los Angeles Lakers. 
Além dos recordes anteriores, Jokic também se tornou o pivô com mais assistências em uma partida das finais da NBA. O sérvio superou o lendário ex-jogador Bill Russell, o maior campeão da liga com 11 títulos, que deu 13 passes em uma partida das finais de 1969. Russell faleceu no dia 31 de julho do ano passado e recebeu homenagens durante toda a temporada 2022/23.
Na temporada atual, Jokic teve uma média de 24.5 pontos, 11.8 rebotes e 9.8 assistências por jogo. O Denver Nuggets teve a melhor campanha da Conferência Oeste. Apesar disso, o sérvio não conquistou o terceiro MVP da carreira, sendo superado por Joel Embiid, do Philadelphia 76ers. Nos playoffs, o pivô tem média de triplo-duplo com 29.8 pontos, 13.1 rebotes e 10.5 assistências por jogo.
Após vencer o primeiro jogo e abrir 1 a 0 na série, o Denver Nuggets volta a enfrentar o Miami Heat no próximo domingo (4), às 21h (de Brasília), em Denver, no Colorado, pelo segundo jogo da série melhor de sete. Os Nuggets disputam as finais da NBA pela primeira vez na história e buscam um título inédito, enquanto o Heat busca o quarto título e disputa a decisão pela sétima vez.