Barcelona, de Xavi, terá Royal Antwerp, Shakhtar Donetsk e Porto como adversários no Grupo HOli Scarff/AFP

Espanha - O Barcelona fará sua estreia na Liga dos Campeões nesta terça-feira (19), contra o Royal Antwerp, às 16h (de Brasília). Nas duas últimas edições do torneio, o time espanhol foi eliminado de maneira precoce na fase de grupos. Em entrevista coletiva, o comandante e ex-jogador da equipe, Xavi, comentou a importância do confronto. 
"É uma alegria estar novamente nesta competição. É hora de dar um passo em frente. O cenário é perfeito. É importante saber que é a competição mais alta a nível europeu e os jogadores estão muito motivados, mas também não podemos ficar obcecados", ponderou o treinador. 
No Grupo H, além do Royal Antwerp, o Barcelona terá Porto e Shakhtar Donetsk como adversários. Na última temporada, o time catalão enfrentou, na fase inicial, Bayern de Munique e Inter de Milão, que foram finalistas do torneio. Xavi comentou a expectativa para a competição e reforçou que o Barça, mesmo passando por um mau momento, é respeitado na Liga dos Campeões. 
"Ano passado tivemos muito azar no sorteio. Este parece mais acessível, mas amanhã jogamos contra o campeão da liga belga. Não tenho esse sentimento (perda de prestígio). Quando fui para o campo do Bayern e da Inter, notei respeito. Temos que conquistá-lo, claro", analisou.
Em jogo válido pela quinta rodada do Campeonato Espanhol, no último sábado (16), o Barcelona goleou o Real Betis por 5 a 0.