Max Verstappen se junta a grandes nomes da Fórmula 1 com três títulos: 2021, 2022 e 2023Karim Jaafar/ AFP
Max Verstappen e tricampeão de Fórmula 1 durante corrida sprint
Holandês da Red Bull foi segundo colocado na pista de Lusail, no Catar, atrás de Piastri, da McLaren
Max Verstappen igualou grandes gênios como os brasileiros Ayron Senna e Nelson Piquet, assim como o austríaco Nikki Lauda, e sagrou-se tricampeão mundial de Fórmula 1, neste sábado (7). O holandês da Red Bull terminou em segundo lugar na corrida sprint do GP do Catar, vencida por Oscar Piastri, da McLaren, e não pode ser mais alcançado por mais piloto algum.
"Sim, não sei o que dizer. Ano incrível. Quero dizer, obrigado por me fornecer um carro assim. Tem sido um prazer. E eu só quero agradecer muito a todos aqui na pista, de volta à fábrica", disse Verstappen, via rádio à equipe, após passar pela linha de chegada.
Após vencer em 2021 e 2022, a terceira conquista consecutiva era questão de tempo. Afinal, o holandês precisava de apenas um sexto lugar neste sábado. Mas o título foi confirmado antes mesmo de acabar a corrida, quando Sergio Perez abandonou na 11ª volta, ao ser tocado por Estaban Ocon, da Alpine, em disputa também envolvendo Nico Hulkenberg, da Haas.
A conquista do holandês apagou um pouco a primeira vez em que o estreante Oscar Piastri subiu ao lugar mais alto do pódio, que foi completo por Lando Norris, também da McLaren.
O GP do Catar acontece no domingo, com largada prevista para as 14h (de Brasília).
Como foi a corrida sprint do GP do Catar
Com um pneu mais duro, Verstappen não pulou bem na largada e caiu para o quinto lugar, o que já garantiria a conquista. Oscar Piastri, da McLaren, largou bem e assumiu a liderança, seguido por George Russell, da Mercedes.
Após o primeiro de três safety cars, o inglês assumiu o primeiro lugar em grande manobra. E não demorou para Verstappen passar as Ferraris de Charles Leclerc e Carlos Sainz.
A 10 voltas do fim, Piastri recuperou o primeiro lugar de Russell. E, após o terceiro safety car, ocasionado por Pérez e Ocon, o já tricampeão mundial também passou o inglês da Mercedes.
Com três voltas para o fim, Piastri segurou o holandês e cruzou a linha de chegada em primeiro. Seu companheiro ainda teve tempo de superar Russell.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.