A Copa América de 2024 acontecerá nos Estados UnidosLucas Figueiredo/CBF

Rio - A Conmebol divulgou nesta segunda-feira (20) as sedes de abertura e final da Copa América de 2024. A 48ª edição da competição será disputada nos Estados Unidos entre os dias 20 de junho e 14 de julho. O jogo de abertura será em Atlanta, na Geórgia, enquanto a decisão acontecerá em Miami, na Flórida.
"Esperamos estádios lotados com a paixão de todo o continente americano para a abertura e a final de uma Copa América inesquecível. Em Atlanta, a bola começará a rolar e não vai parar por um mês, até o jogo final em Miami", disse Alejandro Domínguez, presidente da Conmebol.
"São estádios magníficos em cidades maravilhosas. Somos gratos pela valiosa colaboração das autoridades dos EUA e de nossos amigos da Concacaf na organização desta competição. Esperamos ter a melhor Copa América de todos os tempos", completou o mandatário da entidade.
O jogo de abertura, programado para o dia 20 de junho, será disputado no Mercedes-Benz Stadium, em Atlanta. O estádio é a casa do Atlanta Falcons, franquia da liga nacional de futebol americano (NFL), e do Atlanta United FC, da Major League Soccer (MLS), a liga de futebol dos Estados Unidos.
O Mercedes-Benz Stadium foi construído em cima do Geórgia Dome e teve custo de US$ 1,6 bilhões (cerca de R$ 6 bilhões). Com capacidade para 72 mil torcedores, o local sediou o Super Bowl LIII, em 2019, entre New England Patriots e Los Angeles Rams. O estádio também sediará a Copa do Mundo de 2026.
Já a decisão da Copa América de 2024 acontecerá no dia 14 de julho, no Hard Rock Stadium, localizado em Miami, na Flórida. O estádio é a casa do Miami Dolphins, da liga nacional de futebol americano (NFL), e também sediará a Copa do Mundo de 2026.
O Hard Rock Stadium foi inaugurado em 1987 e substituiu o antigo Miami Orange Bowl como a casa do Dolphins. O local já recebeu seis Super Bowl (1989, 1995, 1999, 2007, 2010 e 2020), além de duas World Series (1997 e 2003), que é a decisão da liga nacional de basebol.
Desde 2023, o Hard Rock Stadium também serve como padoque durante o fim de semana do GP de Miami, da Fórmula 1. O circuito de rua foi projetado com 5,4 quilômetros, nos arredores do estádio, e está no calendário da categoria desde o ano passado.