A tão cobiçada Taça Libertadores tem três clubes cariocas na disputa por ela em 2024Divulgação / Conmebol
Publicado 31/05/2024 08:45 | Atualizado 31/05/2024 08:50
Rio - Com o fim da fase de grupos da Libertadores, além dos potes para o sorteio, que acontecerá nesta segunda (3), às 13h (de Brasília), serem definidos, as melhores campanhas gerais do torneio foram estabelecidas. Dos três cariocas presentes na competição, o Fluminense foi o clube mais bem posicionado na tabela. 
Publicidade
Com quatro vitórias, dois empates, 14 pontos conquistados e no pote um, o Tricolor ficou com a quarta melhor campanha, estando atrás somente de River Plate, que foi o primeiro, Atlético-MG e Palmeiras. Portanto, caso a equipe de Fernando Diniz enfrente esses três em eventuais quartas de final ou semifinal, o segundo jogo seria fora de casa. 
O Flamengo, apesar de não ter feito uma campanha consistente em sua chave — três vitórias, um empate, duas derrotas e dez pontos conquistados —, ficou em nono na classificação geral e está presente no pote dois. No entanto, o Rubro-Negro pode ser ultrapassado por Grêmio ou Huachipato, do Chile, que possuem jogos atrasados, em decorrência da tragédia no Rio Grande do Sul.
Apesar de fazer a segunda partida das oitavas fora de casa, o clube da Gávea tem chances de fazer a volta em uma eventual quartas de final no Maracanã, caso enfrente equipes como Nacional, do Uruguai, Botafogo, San Lorenzo e Colo-Colo, que tiveram retrospectos piores na fase de grupos. 
Já o Botafogo tem a situação um pouco mais complicada. Momentaneamente, o Glorioso possui a 12ª melhor campanha. No pote dois, assim como o Flamengo, também pode ser ultrapassado pelas equipes do Grupo C e passar a ter a terceira pior campanha geral. Somente um eventual duelo com San Lorenzo ou Colo-Colo nas fases seguintes faria a equipe de Artur Jorge decidir em casa. 

Confira as melhores campanhas gerais da fase de grupos da Libertadores

1º- River Plate - 16 pontos
2º- Atlético-MG - 15 pontos
3º- Palmeiras - 14 pontos (saldo de 9)
4º - Fluminense - 14 pontos (saldo de 4)
5º - São Paulo - 13 pontos (saldo de 7)
6º - Bolívar - 13 pontos (saldo de 4)
7º - Talleres - 13 pontos (saldo de 4)
8º - Peñarol - 12 pontos (saldo de 7)
9º - Flamengo - 10 pontos (saldo de 7)*
10º - Junior Barranquilla - 10 pontos (saldo de 3)
11º - The Strongest - 10 pontos (saldo de 2)
12º - Nacional - 10 pontos (saldo de 1)
13º - Botafogo - 10 pontos (saldo de 1)*
14º - San Lorenzo - 8 pontos (saldo de 0)
15º - Colo-Colo - 6 pontos (saldo de -1)
* a definir Grêmio e Huachipato com jogos atrasados

Leia mais