Troféu do Mundial de Clubes de 2025 tem vários detalhesDivulgação / Fifa
Fifa pagará quase R$ 5,8 bilhões aos participantes do Mundial de Clubes
A entidade tomou a decisão em Conselho realizado nesta quarta-feira (5), em Zurique, na Suíça
Suíça - Nesta quarta-feira (5), a Fifa anunciou que vai distribuir 1 bilhão de dólares (quase R$ 5,8 bilhões) aos clubes participantes do Mundial de 2025. Botafogo, Flamengo, Fluminense e Palmeiras são os representantes do Brasil no torneio.
A entidade também comunicou que haverá um mecanismo de solidariedade. De acordo com a Fifa, ele "será dedicado ao futebol de clubes em todo o mundo".
"A Copa do Mundo de Clubes da Fifa não será apenas o auge do futebol de clubes, mas também uma demonstração vívida de solidariedade que beneficiará os clubes em geral em uma escala que nenhuma outra competição já fez", disse o presidente da Fifa, Gianni Infantino.
"Todas as receitas geradas pelo torneio serão distribuídas aos clubes participantes e por meio da solidariedade de clubes em todo o mundo, pois a FIFA não ficará com um único dólar. As reservas da Fifa, que estão lá para o desenvolvimento global do futebol, permanecerão intocadas", completou.
A competição acontecerá entre 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. O jogo entre Inter Miami e o Al Ahly abre o torneio.
Grupo A: Palmeiras, Porto, Al Ahly (Egito), Inter Miami (EUA);
Grupo B: PSG, Atlético de Madrid, Botafogo, Seattle Sounders (EUA);
Grupo C: Bayern de Munique, Auckland City (Nova Zelândia), Boca Juniors, Benfica;
Grupo D: Flamengo, Esperance (Tunísia), Chelsea, León (México);
Grupo E: River Plate, Urawa Reds (Japão), Monterrey (México), Inter de Milão;
Grupo F: Fluminense, Borussia Dortmund, Ulsan (Coreia do Sul), Mamelodi Sundowns (África do Sul);
Grupo G: Manchester City, Wydad (Marrocos), Al Ain (Emirados Árabes), Juventus;
Grupo H: Real Madrid, Al-Hilal (Arábia Saudita), Pachuca (México), Red Bull Salzburg (Áustria).
Como vai funcionar
Assim como na Copa do Mundo, os dois primeiros colocados de cada grupo irão para as oitavas de final, em jogo único e eliminatório.
O primeiro critério de desempate será o confronto direto. Caso ainda não seja resolvido, segue para o saldo e, depois, o número de gols marcados.
Se houver empate nos 90 minutos na fase eliminatória, a disputa vai para prorrogação. E pode chegar aos pênaltis se a igualdade no placar permanecer.
Ao todo, os times poderão inscrever 35 jogadores no Mundial. Entretanto, apenas 26 estarão à disposição do técnico em cada partida. Além disso, a suspensão será por dois cartões amarelos e somente nas quartas de final a contagem será zerada.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.