A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) enviou um ofício aos clubes com uma nova determinação aos árbitros das competições nacionais. A partir de agora, o jogador que subir com os dois pés na bola será punido com um cartão amarelo.
O lance, visto como provocação ao adversário, foi chamado "um comportamento especifico que tem provocado transtorno no ambiente de jogo" e é considerado "conduta antidesportiva, entre as quais mostrar falta de respeito pelo futebol", segundo o texto.
A nova determinação para a arbitragem já recebeu as primeiras críticas. O diretor de negócios jurídicos do Corinthians, Vinicius Cascone, ironizou a nova norma e lembrou o fato de Memphis Depay ter subido na bola há pouco mais de uma semana, na final do Paulista. Na ocasião, os jogadores do Palmeiras não gostaram e foram para cima do holandês.
"Em pleno sábado é editada a Norma Memphis. Subiu na bola...cartão amarelo", escreveu o dirigente.
Há dois anos, outro lance parecido gerou revolta. Soteldo subiu na bola durante a goleada de 4 a 1 do Santos sobre o Vasco. Só que o Peixe acabaria rebaixado ao fim do Brasileiro e os vascaínos lembraram-se da provocação e repetiram o gesto como resposta.
Nesta semana, o atacante da seleção brasileira sub-17 o atacante Ruan Pablo recebeu cartão amarelo pelo mesmo motivo, no jogo com a Bolívia, pelo Sul-Americano da categoria.
O ofício da CBF sobre jogador que sobe na bola
"Prezados(as) Presidentes, Com nossos melhores cumprimentos, servimo-nos do presente para tratar de um tema em evidência no Futebol Brasileiro e Sul-Americano que, em tese, gera impactos negativos ao nosso esporte.
Isso é causado por um comportamento especifico que tem provocado transtorno no ambiente de jogo, produzindo confrontos generalizados, prejudicando sobremaneira a imagem do esporte que tem larga abrangência nacional e internacional:
Trata-se de um jogador subir na bola com os dois pés, com o intuito de provocação à equipe adversária.
Fato este que, além do risco de lesão para o próprio jogador, gera transtornos generalizados nas partidas.
Diante desse fato, a Comissão de Arbitragem da CBF, comunica que tal conduta é passível de punição por desrespeito ao jogo, conforme positiva o Livro de Regras.
Senão vejamos:
Infrações por conduta antidesportiva:
Há diferentes circunstâncias em que um jogador deve ser advertido com CA por conduta antidesportiva, entre as quais:
· Mostrar falta de respeito pelo futebol;
Deste modo, a Comissão de Arbitragem da CBF orientou os árbitros que, ao identificar a atitude outrora citada, deverá sancioná-la com um tiro livre indireto (TLI), a favor da equipe adversária, a ser cobrada no local da infração, e advertir o infrator com cartão amarelo (CA)".
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.