Modric com a taça da Liga dos CampeõesThomas Coex/AFP

Rio - Com contrato até o fim da temporada 2024/25, Luka Modric já pensa no futuro após a aposentadoria. O croata, de 39 anos, se tornou dono minoritário do Swansea, que disputa a segunda divisão inglesa. O projeto é um investimento futuro, segundo o jornalista Fabrizio Romano.
A ideia do projeto é ajudar o time galês retornar a primeira divisão do Campeonato Inglês e se consolidar na elite. Na temporada 2017/18, o Swansea foi rebaixado para a segunda divisão. Desde então, nunca mais conseguiu o acesso e, por vezes, ficou longe da disputa.
O Swansea já disputou a primeira divisão inglesa em duas ocasiões. Em 1981, chegou na elite após três promoções consecutivas. Depois, só retornou em 2011, novamente após conseguir engatar uma sequência de acessos desde a quarta divisão. A trajetória virou filme em 2014 (Jack to a King – The Swansea Story).
Modric está no Real Madrid desde a temporada 2012/13. O croata tem contrato até 30 de junho de 2025. O técnico Carlo Ancelotti pediu a renovação por mais um ano, mas o caso será avaliado após o Mundial de Clubes, em julho. O clube tem como política só fazer renovações ano a ano com quem tem mais de 30 anos.