Bukayo Saka foi o autor do gol que colocou o Arsenal nas semifinais da Liga dos Campeões após 16 anosJavier Soriano / AFP

Espanha - O Arsenal ignorou o "pacto" do Real Madrid na Liga dos Campeões, segurou a pressão espanhola, venceu por 2 a 1 e avançou à semifinal do torneio - agregado total de 5 a 1. Bukayo Saka e Martinellii marcaram para os Gunners, enquanto Vini Jr fez para os Merengues. 
É a terceira vez do clube inglês entre os quatro melhores da Champions. Na próxima fase, a equipe comandada por Mikel Arteta encarará o PSG. Os jogos serão nos dias 29 e 30 de abril, e depois 6 e 7 de maio. A outra chave é entre Barcelona e Inter de Milão

O jogo

Os primeiros minutos foram marcados por um Real Madrid tentando fazer valer do lema "as noites no Bernabéu são longas". Aos dois, chegou a abrir o placar com Mbappé, que, de peito, empurrou para o fundo das redes, mas o impedimento foi assinalado logo em seguida.
Com 10 minutos, o árbitro foi chamado para o VAR para analisar um possível pênalti de Asencio em Mikel Merino após cobrança de encanteio e assinalou. Na cobrança, Saka teve a oportunidade de esfriar a pressão espanhola, mas falhou em tentativa de cavadinha e parou em defesa de Courtois.
A oportunidade perdida pelo Arsenal reacendeu o Real Madrid na partida, que também conseguiu achar uma penalidade a seu favor. Em cruzamento na área, Mbappé caiu em disputa com Rice. No entanto, o VAR checou o lance por cinco minutos, recomendou a revisão e a marcação foi anulada.
A decisão acabou por esfriar a partida. Os Gunners conseguiram neutralizar o ímpeto ofensivo do Real que, por sua vez, se resumiu a apenas cruzar na área, sem demonstrar nenhum pingo de criatividade. 

Redenção

Mesmo com a vantagem de três gols no agregado, o Arsenal voltou do intervalo pressionando e dificultando a saída de bola do adversário. O resultado: abriu o placar aos 19. Em linda jogada de pé em pé, Merino achou Saka, que saiu cara a cara com Courtois e balançou as redes em finalização de cavadinha, se redimindo do erro na primeira etapa. 
No lance seguinte, o Real chegou ao empate com Vini Jr. Em saída errada de Saliba, o brasileiro roubou a bola e empurrou para o gol vazio. No entanto, não foi suficiente para a "remontada" dos madrilenhos, que foi pouco criativo nos 90 minutos.
Em mais um dos inúmeros cruzamentos da equipe comandada por Ancelotti na área, o Arsenal ganhou pelo alto e saiu para o contra-ataque com Merino. O meia novamente achou um companheiro, desta vez Martinelli. O brasileiro foi acionado, ganhou na corrida de Fran Garcia e tocou na saída de Courtois para garantir a vitória e a classificação inglesa.