Rio - Neymar está impedido de utilizar seu helicóptero, avaliado em cerca de R$ 50 milhões. O Certificado de Aeronavegabilidade (CA), documento obrigatório e emitido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), está vencido desde o dia 4 de abril, de acordo com o "UOL".
O craque aguarda a manutenção da aeronave, que teve início em 26 de março, para poder voltar a utilizá-la. Esse trâmite é anual e tem o objetivo de garantir a segurança durante os voos do helicóptero.
O prazo da manutenção é de 40 dias. Após ela ser concluída, a Anac fará uma inspeção para liberar ou não o helicóptero. Neymar deve ser liberado para voar em sua aeronave entre o fim de abril e o início de maio.
Veja o que diz a Anac
"A aeronave de matrícula PP-NJR, registrada em nome da empresa Neymar Sport e Marketing Ltda., está com o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) suspenso desde 4 de abril de 2025, em decorrência do vencimento do Certificado de Verificação de Aeronavegabilidade (CVA) na mesma data.
O CA é um documento obrigatório para que uma aeronave opere regularmente. Sem ele, a aeronave está impedida de voar. A suspensão ocorre de forma automática, conforme previsto na regulamentação vigente."
Veja o que diz a assessoria de Neymar
"Se trata de um procedimento padrão, realizado anualmente. Essa situação não se aplica apenas à aeronave da NR Sports, mas a todas as que operam no espaço aéreo nacional.
O motivo pelo qual o CVA consta como "vencido" é que a aeronave está em manutenção anual, iniciada em 26/03, com previsão de conclusão em até 40 dias — podendo, inclusive, ser finalizada antes. Durante esse período, é comum que o status no sistema apareça como "vencido".
Após a conclusão da manutenção obrigatória, a ANAC verifica o cumprimento de todos os itens da inspeção e, automaticamente, atualiza o sistema, liberando a aeronave para operação."
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.