Troféu do Mundial de ClubesGiorgio Viera / AFP

A Fifa anunciou nesta quarta-feira (21) que a janela de transferências exclusiva para o Mundial de Clubes acontecerá do dia 1º até 10 de junho. O regulamento, segundo a entidade, foi aprovado pelas 20 federações que têm representantes no torneio. Há também a possibilidade do prazo de reforços ser prorrogado ao fim da fase de grupos. 
Clubes também terão até o dia 10 de junho para enviar a lista de jogadores inscritos. Além disso, poderão substituir e adicionar atletas durante um período restrito de 27 de junho a 3 de julho. No entanto, precisará ser "dentro de um limite estabelecido e de acordo com regras específicas - incluindo a condição de que uma janela de registro padrão esteja aberta para o clube no momento". 
O principal objetivo da Fifa é incentivar os participantes e os jogadores com contrato expirando a terem uma solução adequada para viabilizar a presença na competição. Com isso, a entidade garante que "os melhores jogadores estejam em campo, permitindo que os times reforcem seus elencos mesmo durante o torneio".
O Mundial de Clubes acontecerá entre os dias 14 de junho e 13 de julho, nos Estados Unidos. A partida de abertura será entre Inter Miami e Al Ahly, do Egito. Quatro equipes representarão o Brasil: Botafogo, Fluminense, Flamengo e Palmeiras.
O quarteto têm direito a 15,2 milhões de dólares (R$ 86 milhões) pela participação, mas poderão aumentar esse valor com vitórias e classificações no mata-mata. Caso avancem à final, a premiação chegará até 125 milhões de dólares (R$ 707,5 milhões).