Lewis Hamilton perdeu três posições no grid do GP de Mônaco por ter bloqueado Max Verstappen durante o treino classificatório, neste sábado (24). O piloto da Ferrari tinha conquistado o quarto lugar na sessão, mas largará em sétimo na prova deste domingo (25).
A situação aconteceu durante o Q1. Na ocasião, Hamilton vinha em ritmo mais lento e Verstappen, da RBR, já tinha iniciado a volta rápida. Um erro de comunicação do time italiano contribuiu para o problema.
"A equipe primeiro informou ao piloto do carro 44 (Hamilton) que o carro 1 (Verstappen) estava em uma volta rápida. Em seguida, enviaram outra mensagem dizendo que o carro 1 estava 'diminuindo a velocidade', quando na verdade o carro 1 estava sempre em uma volta de aceleração e não estava 'diminuindo a velocidade' como sugerido pela equipe", diz um trecho do documento com a decisão dos comissários.
"Isso fez com que o Carro 44 acelerasse e se aproximasse da linha de corrida do Carro 1 ao entrar na Curva 3. O Carro 1 teve que reagir ao Carro 44 aparentemente se aproximando da linha de corrida. Isso significou que o Carro 1 teve que sair da linha de corrida habitual e a volta de aceleração teve que ser abortada pelo Carro 1", prosseguem os comissários.
Lance Stroll e Oliver Bearman também foram punidos. O canadense chegou ao classificatório já com a punição de uma posição no grid por causa de um incidente no treino livre de sexta-feira (23). Neste sábado (24), perdeu mais três por atrapalhar Gasly.
O britânico perdeu dez posições por fazer uma ultrapassagem com bandeira vermelha durante o treino livre da última sexta-feira (23). Ele largará em último.
Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.