Depois de ter ficado de fora da estreia na Euro (derrota para a Holanda por 2 a 1) devido a uma lesão, Lewandowski teve uma atuação discreta de 30 minutos na derrota para a Áustria por 3 a 1, na segunda rodada AFP

Lewandowski surpreendeu e anunciou que não joga mais pela Polônia, enquanto Michal Probierz for o técnico da seleção. O atacante já havia revelado há duas semanas que iria se afastar temporariamente da equipe
"Considerando as circunstâncias e a perda de confiança no técnico da seleção polonesa, decidi me aposentar da seleção até que ele (Probierz) seja o técnico. Espero poder jogar para os melhores torcedores do mundo novamente", disse Lewandowski. 
A decisão foi motivada por uma ação de Probierz. O comandante retirou a braçadeira de Lewa, após o anúncio de sua pausa, e entregou para Zielinski. Segundo a federação de futebol do país, o jogador e sua equipe foram avisados da escolha.
Pela Polônia, Lewandowski foi capitão por 10 anos. Ele atuou em 158 jogos e marcou 85 gols, sendo o maior artilheiro da história do país.