Luiz Henrique, John Kennedy e Gabigol não vão defender Botafogo, Fluminense e Flamengo, respectivamente, no Mundial de ClubesVitor Silva/Botafogo; Lucas Merçon/Fluminense; Marcelo Cortes/Flamengo
Heróis dos cariocas na Libertadores não vão defender trio do Rio no Mundial de Clubes
Botafogo, Flamengo e Fluminense, assim como o Palmeiras, representam o Brasil na competição
Rio - Campeões da Libertadores entre 2022 e 2024, Flamengo, Fluminense e Botafogo garantiram a vaga na primeira edição do Mundial de Clubes com formato de Copa do Mundo. Porém, o trio chega na competição sem quase todos os heróis das conquistas. Nomes como Gabigol, John Kennedy, Luiz Henrique e Júnior Santos já se despediram dos clubes.
Autor do gol do título do Flamengo na final contra o Athletico-PR em 2022, Gabigol deixou o clube neste ano e acertou com o Cruzeiro. Desde 2019 vestindo a camisa rubro-negra, o atacante fez gols nas três finais de Libertadores que disputou e, em duas, garantiu o troféu. Porém, ele não chegou a um acordo pela renovação e encerrou a trajetória.
Em 2023, o Fluminense venceu o Boca Juniors, da Argentina, no Maracanã, com gols de Cano e John Kennedy. É verdade que a dupla estará no Mundial de Clubes. Porém, em lados diferentes. Cano permanece vestindo a camisa tricolor, enquanto John Kennedy foi para o Pachuca, do México. O autor do gol do título do Time de Guerreiros foi o primeiros dos heróis a sair, ainda no ano passado.
Por fim, o Botafogo não terá dois jogadores que marcaram na vitória por 3 a 1 sobre o Atlético-MG, no ano passado. Luiz Henrique, que fez o primeiro gol da partida, e Júnior Santos, artilheiro da competição e autor do último gol, não estão mais no elenco. A exceção é o lateral-esquerdo Alex Telles, que permanece no clube. O camisa 7 foi para o Zenit, da Rússia, enquanto o 11 foi para o Atlético-MG.
Assim como o trio de cariocas, o Palmeiras também não conta com o herói da conquista de 2021. Autor do gol do título sobre o Flamengo, o atacante Deyverson deixou o clube há dois anos e atualmente defende o Fortaleza. O meia Raphael Veiga, que também marcou na decisão, ainda segue no elenco e está inscrito para o Mundial de Clubes.
O Botafogo é o primeiro carioca a entrar em campo. O Alvinegro estreia contra o Seattle Sounders, dos Estados Unidos, no domingo (15), às 23h (de Brasília), em Seattle. Já o Flamengo estreia na segunda-feira (16), às 22h, contra o Espérance, da Tunísia. Por fim, o Fluminense tem o desafio mais difícil diante do Borussia Dortmund, da Alemanha, na terça (17), às 13h, em Nova Jérsei.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.