Cariocas embarcam para o Mundial de ClubesDivulgações

Rio - O futebol carioca atravessa o continente e não é sozinho. Uma verdadeira legião de apaixonados está cruzando as fronteiras rumo aos Estados Unidos para acompanhar de perto a nova edição do Mundial de Clubes da FIFA, que neste ano estreia em formato inédito com 32 equipes e clima de Copa do Mundo.

Entre os representantes brasileiros na competição estão três gigantes do Rio: Botafogo, Flamengo e Fluminense — e junto deles, uma torcida que não mede esforços nem no câmbio nem na quilometragem.

Após a eliminação precoce na Copa Intercontinental do ano passado, o Botafogo quer uma nova chance de mostrar seu valor para o Mundo. Já o Flamengo retorna à competição em busca de um título que escapou por pouco em 2019. E o Fluminense, que já foi vice-campeão mundial, quer mostrar que também pode brilhar globalmente. Torcedores dos três clubes se mostram otimistas para o desempenho no Mundial.

“A minha expectativa, sendo otimista, é conseguir arrancar uns pontos do Atlético de Madri, ganhar do Seattle e tentar segurar o PSG, o que a gente sabe que é muito difícil. Independente disso, para a competição eu estou animado demais, com um sentimento de fazer parte da história, por se tratar da primeira edição do torneio. Eu gosto muito dessa sensação de fazer parte da história e, claro, acompanhar o Botafogo”, disse o botafoguense Thiago Trindade, que está com passagem comprada para assistir o Fogão nos EUA.

“As expectativas são grandes. Acompanhar de perto o Flamengo no Mundial de Clubes é uma experiência única para qualquer torcedor, ainda mais com esse novo formato, que reúne tantas equipes fortes do futebol mundial. Sabemos que o nível da competição é altíssimo, mas acredito que o time está bem preparado e tenho confiança de que o Flamengo tem potencial para ir longe e fazer história. E o mais especial é poder viver tudo isso ao lado do meu pai, com quem já compartilhei tantas viagens pelo Flamengo”, comentou o desenvolvedor de sistemas, Igor Trotte, que estará na Filadélfia para apoiar o Mengão.

“As expectativas são as melhores possíveis. Muito animado em conseguir juntar minhas maiores paixões, minha família, amigos e o Fluzão! Em relação ao desempenho, acredito que o time chega em boa crescente e vamos conseguir primeiro a classificação. Aonde podemos chegar? Título. Pode até me achar maluco, mas eu sou Fluminense. A megalomania nos move! Seremos Campeões”, indagou o tricolor assessor de investimentos, João Vilella, que será um dos fanáticos brasileiros presentes no Mundial de Clubes.

Viajar para os EUA está longe de ser uma missão barata. Os pacotes turísticos completos chegam a ultrapassar os R$ 20 mil, e a logística entre cidades-sede (como Miami, Nova Jersey, Filadélfia, Los Angeles e Seattle) exige planejamento e, claro, disposição. Mesmo assim, torcedores como Thiago, Igor e João decidiram encarar a jornada com o peito inflado de orgulho.

“Como é uma viagem que não é barata eu consegui me planejar bem, consegui tirar férias. Nos dias de jogos vai ser 100% Botafogo, tentar achar a galera pra fazer um pré-jogo legal e nos outros dias eu vou turistas bastante. Unindo o útil ao agradável. Lá vamos encontrar muitos botafoguenses, já estamos criando grupos nas redes sociais para nos encontramos lá e com certeza vai ser maneiro demais”, relatou o botafoguense Thiago.

“Por sorte, o Flamengo foi sorteado para jogar dois dos três jogos da fase de grupos na Philadelphia, que é justamente onde mora parte da minha família. Então, além de acompanhar o time, vou aproveitar para visitá-los — o que deixou a viagem ainda mais especial. Também estou indo com um grupo de amigos do Brasil, e alguns vão ficar hospedados comigo por lá, então o churrasco já tá garantido! O resto é com o Flamengo”, brincou o flamenguista Igor.

“Comecei a me preparar em novembro do ano passado. Ficaremos 7 dias em NY acompanhando os dois primeiros jogos e indo em pontos turísticos de lá! Nesse tempo, tem a Festa do Flu no Barco, uma ótima iniciativa para unir os torcedores. Depois vamos a Orlando, ficar mais 3 dias curtindo os parques da Disney e Universal, e por último vamos a Miami para ver o terceiro jogo. É uma viagem cara, alta temporada, mas como sempre, tudo pelo Fluzão”, comemorou o tricolor João.

O torneio tem final marcada para 13 de julho no MetLife Stadium, em Nova Jersey. Serão 32 clubes, formato semelhante ao da Copa do Mundo de seleções, e muita expectativa em torno de duelos históricos. Além dos brasileiros, estarão em campo gigantes como Real Madrid, Manchester City, Bayern de Munique, Chelsea, PSG e Juventus.