Troféu do Brasileirão: campeonato é considerado um dos melhores do mundo e só perde para cinco europeusDivulgação / CBF
Brasileirão é a sexta melhor liga e a segunda mais equilibrada do mundo, diz estudo
Equilíbrios financeiro e técnico são apontados como os motivos do resultado
Um estudo da empresa de inteligência esportiva Twenty First Group colocou o Brasileirão entre as principais ligas do mundo. A Série A aparece como a sexta melhor liga do mundo em qualidade geral, perdendo apenas para Inglaterra, Espanha, Alemanha, Itália e França.
Entretanto, o principal torneio nacional supera todas as outras cinco na questão de equilíbrio da competição. Só fica atrás da MLS, dos Estados Unidos.
Equilíbrio como diferencial
De acordo com Aurel Nazmiu, cientista de dados sênior do Twenty First Group, o equilíbrio entre as equipes brasileiras é um fator determinante para a boa classificação. O estudo considera que não há uma diferença tão grande entre clubes como Palmeiras e Flamengo, que brigam por títulos, com o últimos colocados da tabela.
Esse cenário contribui para aumentar o nível de competitividade do Brasileirão.
Impacto do teto salarial
O estudo também explicou por que a MLS lidera o ranking de equilíbrio: o sistema de teto salarial garante que os investimentos entre os times sejam mais parecidos, o que reduz a distância entre as melhores e as piores equipes.
No sentido oposto, a Liga Saudita foi apontada como uma das mais desiguais do mundo. O motivo principal seria o alto investimento feito por clubes como o Al Hilal, que cria um abismo em relação aos demais participantes da competição.
Metodologia do estudo baseada em dados
O ranking foi feito a partir de um modelo que analisa a colocação média de cada clube no cenário global. Essa média é definida por um algoritmo que compara a força dos times em todo o mundo.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.