Conmebol resiste a ideia da troca da CBF de vagas pra pré-Libertadores por uma direta à fase de grupos Reprodução / X @LibertadoresBR
Conmebol dificulta plano da CBF de tirar clubes brasileiros da pré-Libertadores
Proposta por trocar duas vagas por uma direto à fase de grupos é vista como uma das soluções para o calendário cheio no país
Rio - A Conmebol mostrou resistência para a proposta da CBF em trocar as duas vagas para a pré-Libertadores por uma vaga direta à fase de grupos. A entidade vê que a aprovação desagradaria outras nove federações filiadas, além de dificultar o atual formato do torneio.
Presidente da CBF, Samir Xaud viajará ao Paraguai, sede da Conmebol, para discutir a mudança nesta sexta-feira (19). A confederação vê a proposta como uma das soluções para diminuir o calendário brasileiro para 2026.
A saída dos clubes dessa fase preliminar ajudaria a enxugar os Estaduais, uma vez que as equipes só precisariam se preocupar com a competição continental em abril.
Além dessa troca, o mandatário planeja encurtar os campeonatos regionais de 16 para 11 datas. Dessa forma, a Série D será estendida, com um número de participantes maior, para atender os clubes menores que serão afetados pela redução.
Adaptações na Copa do Brasil também são vistas como possível solução. O torneio nacional teria mais fases com jogos únicos. Atualmente, a partir da terceira etapa, todos as partidas são de ida e volta.
O presidente da CBF tem como promessa apresentar o calendário do futebol brasileiro de 2026 nas próximas semanas. No ano que vem, o Campeonato Brasileiro ficará paralisado entre junho e julho para a disputa da Copa do Mundo, nos Estados Unidos.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.