Presidente Lula ajudou Rio-Niterói na candidatura para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031Ricardo Stuckert/Presidência da República
Presidente do COB revela ajuda de Lula na disputa para sediar o Pan 2031 no Rio-Niterói
Candidatura brasileira passou a ser favorita após influência do presidente da República
Rio - O presidente Luiz Inácio Lula da Silva tem movimentado os bastidores e conseguiu reverter votos a favor de Rio-Niterói para sediar os Jogos Pan-Americanos de 2031. Em entrevista ao "ge", Marco Antônio La Porta, presidente do Comitê Olímpico do Brasil (COB) revelou que nos últimos dias a candidatura brasileira passou a ser favorita.
"A gente foi conversando, e o jogo deu uma equilibrada. Teve o apoio do Governo Federal, o presidente Lula ligou, pessoalmente, para alguns presidentes, principalmente de países de esquerda. Ele fez um trabalho importante, revertemos alguns votos que eram deles, por causa da ligação do presidente Lula. Foi importante nesse momento", disse.
Rio e Niterói disputam contra Assunção, no Paraguai. Recentemente, a capital paraguaia perdeu para Lima, do Peru, para sediar o Pan de 2027, mas continuou a campanha visando o torneio seguinte, em 2031. O Brasil entrou depois na disputa, mas conseguiu, pelo menos, equilibrar o cenário e vive a expectativa para ser sede.
Uma comissão da PanAm Sports, que gere os Jogos Pan-Americanos, visita, primeiramente, Assunção e, entre esta quarta (1º) e sexta-feira (3), vai ao Rio e Niterói para conhecer os últimos detalhes. A escolha da sede será realizada no dia 10, em Santiago, no Chile.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.