Novo calendário do futebol brasileiro foi apresentado na sede da CBFDivulgação / CBF

Entre as novidades do novo calendário do futebol brasileiro a partir de 2026 está a criação da Copa Sul-Sudeste, entre os dias 25 de março e 7 de junho. O novo torneio terá 12 classificados, sendo dois representantes de cada estado dessas regiões (menos os clubes do Espírito Santo, que estão na Copa Centro-Oeste). Quem disputar Libertadores e Copa Sul-Americana não participará.
Ou seja, Flamengo, Fluminense e Vasco, assim como os grandes de outros estados, só estarão na Copa Sul-Sudeste se não se classificarem para alguma das duas competições da Conmebol. Já o Botafogo, por ter ido mal no Carioca (9º colocado), com certeza está fora.
Para 2026, por exemplo, nenhum dos quatro jogaria o torneio regional, pela tabela atual do Brasileirão.

Quem se classifica para o torneio regional

Os participantes serão definidos da seguinte maneira: um de cada federação com a melhor colocação no estadual do ano anterior. Ou seja, no Rio, o Volta Redonda estaria classificado caso os grandes do Rio disputem competições da Conmebol em 2026.
As outras seis vagas serão definidas por cada uma das seis federações, que podem escolher entre o segundo melhor colocado no estadual (Sampaio Corrêa foi o 5º na tabela e também campeão da Taça Rio) ou o campeão de torneio seletivo (a Portuguesa, que ganhou a Copa Rio de 2025). A Ferj ainda confirmará qual será o critério para a definição do outro representante fluminense.

Como será o formato da Copa Sul-Sudeste

O torneio terá três fases. Na primeira, os 12 participantes serão divididos em dois grupos de seis, com um clube de cada federação.
Os dois melhores classificados de cada grupo se classificam para as semifinais, que serão em jogos de ida e volta, assim como a final.
Ao todo, serão 42 partidas, com o mínimo de seis e máximo de 10 por clube. Além disso, o campeão se garante na 3ª fase da Copa do Brasil na temporada seguinte.