Ramon Abatti Abel apitou São Paulo x PalmeirasArquivo / Divulgação / Palmeiras

Rio - O espanto pelos erros grotescos de arbitragem na 27ª rodada do Campeonato Brasileiro atravessaram as fronteiras do país. Na Argentina, o jornal "Olé" deu espaço ao caso e tratou as falhas como um "escândalo" no título de sua matéria.
"A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) decidiu que alguns árbitros passarão por treinamento, aperfeiçoamento e avaliação interna para retornarem à arbitragem após um fim de semana repleto de polêmicas. Enquanto isso, torcedores do clube gaúcho reclamaram na entrada da CBF, jogando notas falsas", diz um trecho da reportagem.
O veículo destacou as principais polêmicas da rodada, que aconteceram no clássico entre São Paulo e Palmeiras, vencido pelo Verdão por 3 a 2, e na derrota por 1 a 0 do Grêmio para o Bragantino.

Afastamento dos árbitros

No fim da noite de domingo (5), a CBF anunciou o afastamento dos árbitros e dos responsáveis pelo VAR nos dois jogos. Segundo a entidade, eles passarão por treinamento para voltarem a atuar posteriormente.
O clássico entre São Paulo e Palmeiras foi apitado por Ramon Abatti Abel, com Ilbert Estevam da Silva no VAR. Já o duelo entre Bragantino e Grêmio foi comandado por Lucas Casagrande e o árbitro de vídeo Gilberto Rodrigues Castro Junior.
 
Ainda na noite de domingo, a CBF comunicou que afastou e dará treinamento de aperfeiçoamento aos árbitros Ramon Abatti Abel e Ilbert Estevam da Silva, responsáveis pelas decisões no clássico entre São Paulo e Palmeiras.