Gabriel Bortoleto nos boxes do GP da ChinaFoto: Bryn Lennon - Formula 1/Formula 1 via Getty Images

Rio - Gabriel Bortoleto poderá quebrar um jejum de quase uma década neste fim de semana. O piloto, de 21 anos, será o primeiro brasileiro a disputar uma corrida no Brasil durante o Grande Prêmio de São Paulo após oito anos. Além disso, também será a estreia do jovem correndo em seu país.
O último brasileiro que correu no circuito de São Paulo pela Fórmula 1 foi Felipe Massa, em novembro de 2017. Na época, terminou em sétimo lugar na prova. Ao comentar sobre a estreia no Brasil, Bortoleto não escondeu a ansiedade.
"Não vou mentir, obviamente que tem mais expectativa e mais ansiedade de todas as partes. Mas no final das contas é uma corrida que vale a mesma quantidade de pontos. Então, o negócio é a gente dar o nosso melhor e preparar o final de semana da melhor maneira que der e fazer o nosso trabalho na pista", disse.
A programação começa nesta sexta-feira (7), com um único treino livre seguido da classificação da corrida sprint, que acontecerá no sábado (8). No mesmo dia, após a corrida sprint terá a classificação que definirá o grid de largada para a corrida principal, no domingo (9), às 14h (de Brasília), em Interlagos.
A Fórmula 1 realiza corridas no Brasil desde 1972. Entre 1973 e 2019, a prova era chamada de GP do Brasil, tendo etapas em São Paulo e no Rio de Janeiro — que sediou a corrida em 1978 e entre 1981 e 1989. Desde 2021, a etapa foi nomeada de GP de São Paulo.
Em 42 edições no Brasil, cinco brasileiros subiram ao pódio. Felipe Massa é o grande recordista do país, com duas vitórias, em 2006 e 2008. A última delas, aliás, quase terminou em título mundial, mas Lewis Hamilton, que terminou em quinto, sagrou-se campeão após uma ultrapassagem em Timo Glock na última curva. 
Além de Felipe Massa, os outros brasileiros que alcançaram o pódio no país são Ayrton Senna, Emerson Fittipaldi, Rubens Barrichello e José Carlos Pace — este último que carrega o nome do circuito em Interlagos. Massa, Senna e Fittipaldi conquistaram duas vitórias cada em Interlagos, enquanto José Carlos Pace uma.
Já na história do GP do Brasil, considerando as corridas em São Paulo e no Rio de Janeiro, o maior vencedor é o francês Alain Prost, com seis vitórias. Desde 2021, quando a etapa foi nomeada oficialmente como GP de São Paulo, foram três vencedores diferentes: Hamilton (2021), Russell (2022) e Verstappen (2023 e 2024).
Borboleto estreou oficialmente na Fórmula 1 no dia 16 de março, no Circuito de Melbourne, na Austrália. O piloto havia conquistado a Fórmula 2 no ano anterior. O brasileiro ocupa atualmente a 19ª posição no Mundial, com 19 pontos, tendo como melhor resultado na temporada o sexto lugar no GP da Hungria.