Samir Xaud é presidente da CBFStaff/ CBF
Publicado 11/12/2025 14:14
Rio - A Copa do Brasil, a partir de 2026, terá uma mudança em relação a edição deste ano e também as anteriores. A competição agora dará duas vagas para a disputa da Libertadores. Os dois finalistas do torneio estarão disputando o principal torneio de clubes da América do Sul no ano seguinte.
Publicidade
A CBF divulgou a mudança nesta quinta-feira (dia 11). A entidade ainda não confirmou se a segunda vaga pela Copa do Brasil (a do vice-campeão) será para a fase de grupos ou para a parte preliminar chamada de pré-Libertadores.
Com a mudança, o Campeonato Brasileiro, que antes dava seis vagas para a principal competição de clubes da América do Sul irá ceder apenas cinco. 
Confira a nota da CBF:
"A Copa do Brasil, já a partir de 2026, dará duas vagas a Libertadores. Esta foi uma decisão anunciada durante o Conselho Técnico da Série A, realizado nesta quinta-feira, na sede da CBF, no Rio. No formato atual, o Brasileirão credencia seis clubes à principal competição continental – quatro de forma direta e dois, indiretamente. Enquanto a Copa do Brasil dá apenas ao campeão o direito de ingressar na fase de grupos da Libertadores.

Ano que vem, no entanto, começará a valer a mudança. A CBF ainda estuda se a segunda vaga proveniente da Copa do Brasil será direta (fase de grupos) ou indireta (pré-Libertadores).

Também está sob análise como proceder caso campeão e vice da Copa do Brasil estejam já classificados à Libertadores via Brasileirão.

O Conselho Técnico da Série A é o primeiro da nova gestão da CBF e foi convocado excepcionalmente para dezembro por causa da antecipação do início do Brasileirão de 2026, que se dará em janeiro, em razão da Copa do Mundo no meio do ano."
Leia mais