LeBron James é o maior pontuador da história da NBAHarry How / AFP

Rio - LeBron James viverá algo inédito em 23 anos de NBA. Pela primeira vez, o astro do Los Angeles Lakers não terá o direito de disputar os prêmios individuais da temporada. O ala, de 41 anos, não atuou na derrota diante do San Antonio Spurs, nesta terça-feira (10), e por isso não tem como atingir o número mínimo de jogos para disputar as premiações.
De acordo com as regras da liga americana, um atleta precisa entrar em quadra em pelo menos 65 jogos para disputar prêmios individuais, como o MVP ou jogador defensivo do ano. Após desfalcar o Los Angeles Lakers na derrota diante do San Antonio Spurs, LeBron James só conseguirá chegar a 64 partidas, abaixo do número mínimo para concorrer aos prêmios individuais.
LeBron James está em sua 23ª temporada na NBA. Desde 2003, o astro sempre esteve elegível para concorrer aos prêmios individuais. Entre 2005 e 2025, o ala também marcou presença no "All-NBA Team", que reconhece os 15 melhores jogadores da temporada, divididos entre primeiro, segundo e terceiro times. Com isso, a sequência de 21 anos será interrompida.
Durante a pré-temporada, LeBron James se afastou dos treinos por causa de dores no nervo ciático. O astro perdeu cerca de um mês da temporada 2025/26 e só estreou em novembro. No jogo contra o San Antonio Spurs, ele foi poupado por consequências de uma artrite no pé esquerdo. Mesmo ainda performando em alto nível, o jogador já declarou que respeitará os limites do próprio corpo.
Na temporada 2025/26, LeBron James tem médias de 21,8 pontos, 6,9 assistências e 5,7 rebotes em 35 jogos disputados. É a maior média de um jogador com mais de 40 anos na história da NBA. Considerado um dos maiores jogadores de todos os tempos, o astro é o recordista de pontos da história da liga e é dono de quatro títulos, além de quatro MVP de finais e quatro MVP de temporada regular.