Equipe de vôlei posa para foto antes da disputa, representando o município nos Jogos da Baixada. Marcelo Cortes / Jornal O Dia
A bola vai rolar mais uma vez na Baixada Fluminense, e desta vez o destino é Queimados. O município recebe, neste fim de semana, a segunda etapa de competições da 26ª edição dos Jogos da Baixada 2025, um dos eventos esportivos mais tradicionais do estado. Com entrada gratuita, as partidas acontecem no Ginásio Metodista de Queimados e prometem atrair torcedores, famílias e amantes do esporte.
No sábado, dia 16 de agosto, a disputa será com o futsal feminino, reunindo equipes da categoria sub-14 de diversos municípios participantes. Já no domingo, 17 de agosto, é a vez do futsal masculino entrar em quadra, garantindo muita emoção entre os jovens atletas, ambas as modalidades acontecem a partir das 9h.
Para o prefeito de Queimados, Glauco Kaizer, sediar parte das competições é motivo de orgulho. "Receber os Jogos da Baixada é mais do que um evento esportivo, é abrir as portas da nossa cidade para o talento, a integração e a esperança da nossa juventude. O esporte transforma vidas e ver Queimados ser palco desse movimento nos enche de alegria", afirmou.
Realizado pelo jornal O Dia, apresentação do Sesc, com patrocínio ouro da Light, Lei de incentivo da Secretaria de Esporte e Lazer do Governo do Estado do Rio de Janeiro, patrocínio prata da Caixa Econômica Federal (CEF) e Governo Federal, os Jogos da Baixada chegam à segunda semana de competições com grande expectativa. Ao todo, 13 municípios participam do torneio: Mesquita, Nilópolis, Itaguaí, Paracambi, Japeri, Seropédica, São João de Meriti, Belford Roxo, Queimados, Nova Iguaçu, Guapimirim, Magé e Mangaratiba.
O evento, que teve início no dia 9 de agosto, já movimentou São João de Meriti, sede da abertura oficial, com disputas de voleibol feminino e futebol de campo masculino. A cerimônia de abertura também foi marcada pelas primeiras partidas. No vôlei feminino, o ouro ficou com o time de Nova Iguaçu, seguido por São João de Meriti e Paracambi.
Talita Santana, atleta de vôlei de 14 anos, que começou a jogar aos 11, representou Belford Roxo nos Jogos da Baixada. “Mesmo sem a vitória, fico feliz por levar o nome da minha cidade. Me acolheram no time e desejo seguir carreira profissional. Acredito que estudar, treinar, contar com o apoio da família e ter fé em Deus é a base de tudo.”
Anderson Saraiva, técnico da seleção de vôlei de Belford Roxo, destaca que esta é a quarta participação da equipe nos Jogos da Baixada. “Tenho muito entusiasmo por esse time de Belford Roxo. A importância dos Jogos da Baixada está na revelação de muitos atletas que saem daqui para o mundo. Toda essa vivência traz um aprendizado valioso.”
No futebol masculino, as equipes de Japeri e Guapimirim já garantiram vaga na semifinal. Os times de São João de Meriti e Magé, assim como Seropédica e Paracambi, ainda disputam as outras vagas na próxima fase.
Derak Alexandre, atleta de futebol masculino de 13 anos, começou a treinar na Vila Olímpica de São João de Meriti aos 9. “Meu time foi classificado para seguir na competição e agora queremos trazer a vitória para a nossa cidade.”
Adenilson Soares, técnico do time de São João de Meriti, mais conhecido como Kinho, está há cinco anos à frente do treinamento da equipe. “Estamos com novos alunos; realizamos um processo seletivo no qual todos puderam participar de forma igual. Acredito que talento com a bola todos têm, mas o projeto da Vila e a participação nos Jogos da Baixada aproximam esses meninos dos seus sonhos.”
Os Jogos da Baixada são conhecidos por seu formato inclusivo, abrangendo modalidades como futebol, vôlei, futsal, basquete, handebol, natação, atletismo, tecvoly (adaptação que mistura vôlei e tênis de mesa) e provas paralímpicas. A competição é voltada para jovens da categoria sub-14, proporcionando acesso ao esporte organizado e de qualidade.
Além das disputas em quadra, a etapa em Queimados promete ser um momento de confraternização entre atletas, técnicos, familiares e torcedores. Com a força das torcidas e o talento dos atletas, a expectativa é que o segundo fim de semana dos Jogos da Baixada 2025 seja tão emocionante quanto a abertura. Queimados se prepara para escrever mais um capítulo dessa história de união, superação e celebração do esporte na Baixada Fluminense.



Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.