Botafogo estreia na Sul-Americana nesta quinta-feira (6), contra o Magallanes (CHI)Vitor Silva/Botafogo

Rio - O Botafogo inicia sua trajetória na Conmebol Sul-Americana 2023 nesta quinta-feira (6), contra o Magallanes, do Chile, no Estádio El Teniente, na comuna de Rancagua. O Glorioso volta ao torneio após quatro edições, e vê um cenário completamente diferente de sua última participação, agora entrando na competição como um dos grandes favoritos.
Este é o primeiro torneio da SAF comandada por John Textor em que o Botafogo ocupa tal posição. Com elenco custando aproximadamente R$ 15 milhões, se junta aos rivais brasileiros São Paulo, Santos e Fortaleza, além dos tradicionais argentinos Estudiantes e San Lorenzo. 
A Sul-Americana, como já destacado pela diretoria alvinegra em outrora, é o foco da temporada. Em meio à reestruturação interna, o objetivo é conseguir estar na grande decisão, em Montevideo, no Uruguai, no dia 28 de outubro. Contexto bem diferente da última aparição na competição continental.
Na última participação do Alvinegro no torneio, em 2019, o então modelo de clube associativo já enfrentava graves crises financeiras, com atrasos salariais, penhoras milionárias e elenco questionado. Na época, a equipe comandada por Eduardo Barroca caiu na fase oitavas de final para o Atlético-MG, com derrotas por 1 a 0 (Nilton Santos) e 2 a 0 (Independência).
Com cofres praticamente zerados, naquele ano, o Botafogo terminou o Brasileirão na 15ª colocação, sem conquistar vaga para a Sul-Americana. Na temporada seguinte, foi rebaixado para a Série B, subiu em 2021 como campeão da Segundona, e terminou a edição passada da Série A em 11º na tabela - na última rodada, uma vitória sobre o Athletico-PR fora de casa teria classificado o time de Luís Castro para a Libertadores.
Além do Magallanes, o Botafogo também irá enfrentar no Grupo A da Conmebol Sul-Americana o César Vallejo, do Peru, e a LDU, do Equador. Os dois melhores classificados da chave avançam à fase mata-mata, sendo que o segundo participará de um a eliminatória contra uma equipe terceira colocada da Libertadores.