Botafogo estreou com vitória sobre o São Paulo no Campeonato BrasileiroVitor Silva/Botafogo FC

Rio - Na noite deste sábado (15), pela primeira rodada do Campeonato Brasileiro, no Estádio Nilton Santos, com gol nos últimos minutos, o Botafogo venceu o São Paulo pelo placar de 2 a 1. Os gols foram marcados por Tiquinho Soares e Eduardo.
Pressionado por conta do início de temporada abaixo do esperado, mas chegando de boa vitória fora de casa pela Copa do Brasil, contra o Ypiranga-RS, por 2 a 0, o Alvinegro foi a campo para começar com o pé direito na principal competição nacional.

Logo de cara, aos três minutos, o Botafogo abriu o placar no Nilton Santos. Em cobrança de falta no bico da área pelo lado direito, Eduardo cruzou na medida para Tiquinho Soares, que cabeceou com estilo no canto direito de Rafael.

Após o tento anotado, o Glorioso, no entanto, não conseguiu segurar a intensidade e cedeu muitos espaços ao São Paulo, que começou a tomar conta do jogo. No momento de maior domínio, o Tricolor Paulista empatou.

Aos 14, em jogada pela esquerda, a bola foi cruzada para área e Calleri ajeitou para Luciano, que foi ao fundo dividindo com Lucas Perri e devolveu para o centroavante, que, livre de marcação e já sem goleiro, apenas completou para o fundo da rede.

A equipe visitante dominou todo o resto da etapa inicial e chegou a levar muito perigo nas investidas pelo lado direito, nas costas de Rafael e Júnior Santos, que ocupavam o setor pelo Glorioso. Os comandados de Rogério Ceni trabalharam bem a bola e se viam em situação confortável.

Já na segunda etapa, o nervosismo tomou conta do Botafogo, que exagerou nos erros ofensivos e defensivos. Com pouca criatividade para penetrar na zaga do São Paulo, as ideias de Luís Castro já não surtiam efeito após algumas trocas.

Do outro lado da moeda, trabalhando melhor a bola e explorando a defesa mal posicionada na segunda metade, o São Paulo foi parado diversas vezes pelo goleiro Lucas Perri, que garantiu o Botafogo vivo no jogo. Assim como no início da partida, a bola aérea deu a vitória ao Glorioso.

Aos 42 minutos do segundo tempo, após boa jogada trabalhada e invertida para a esquerda, Victor Cuesta recebeu sozinho e cruzou na medida para Eduardo, que ganhou no alto da zaga paulista e cabeceou com estilo no canto esquerdo, sem chances para Rafael. O São Paulo não teve tempo para mais nada.

O próximo compromisso do Botafogo será na quinta-feira (19), contra o César Vallejo (PER), novamente no Nilton Santos, pela segunda rodada da Sul-Americana.
FICHA TÉCNICA

Botafogo 2 x 1 São Paulo

Local: Estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro
Data e hora: sábado (15/4), às 18h30
Arbitragem: Ramon Abatti Abel
Assistentes: Johnny Barros de Oliveira e Henrique Neu Ribeiro

Gols: Tiquinho 3'/1ºT e Eduardo 42'/2ºT (Botafogo) / Calleri 14'/1ºT (São Paulo)
Cartões amarelos: Di Plácido, Eduardo e Victor Cuesta (Botafogo) / Rodrigo Nestor e Calleri (São Paulo)

Botafogo: Lucas Perri; Di Plácido (Luis Segovia), Adryelson, Victor Cuesta e Rafael (Daniel Borges); Danilo Barbosa, Tchê Tchê (Lucas Fernandes) e Eduardo; Gustavo Sauer (Luis Henrique), Júnior Santos (Matías Segovia) e Tiquinho Soares. Técnico: Luís Castro.

São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco e Caio Paulista; Méndez (Pablo Maia), Rodrigo Nestor (Alisson) e Michel Araújo; Wellington Rato, Luciano (David (Marcos Paulo)) e Calleri. Técnico: Rogério Ceni.