Renato Paiva ainda busca primeira vitória em partida oficial pelo BotafogoVitor Silva / Botafogo

O Botafogo enfrenta o Juventude neste sábado, às 21h (de Brasília), no Nilton Santos, em momento parecido com o que viveu no mágico 2024. Assim como agora, o confronto com os gaúchos foi nas primeiras rodadas de Brasileirão, com um novo técnico português em início de trabalho e o time era uma incógnita para o torcedor. E a goleada por 5 a 1 colocou o Glorioso no rumo certo para fazer história.
Naquele 21 de abril, Artur Jorge fazia a quarta partida e vinha de duas derrotas e da primeira vitória no comando do time, ainda sem convencer. Mas a atuação em grande estilo mostrou o potencial daquela formação com quatro atacantes e deu confiança pra sequência de partidas em que se firmaria como candidato e futuro campeão brasileiro e da Libertadores.
Daquele time que marcou cinco gols, muitos não seguem mais em 2025. Mas Bastos, Marlon Freitas, Savarino, Danilo Barbosa e Jeffinho continuam no elenco, com os três primeiros ainda titulares.
Desta vez a pressão está na comparação entre o que apresentou no ano passado e o desempenho até agora. Renato Paiva chegou em março e teve praticamente um mês de 'pré-temporada' como preparação, o que seu antecessor não teve. Ainda assim, é um início de trabalho com dois jogos oficiais sem fazer gol fora de casa e um amistoso vencido por 3 a 1 (Novorizontino).
Os problemas ofensivos também são maiores, pois são cinco jogos oficiais seguidos sem o Botafogo marcar. Ou seja, bem antes de o português chegar. E os jogadores contratados  ainda não se firmaram e buscam se adaptar ao novo esquema.
E agora aparece novamente o Juventude no Nilton Santos, no que pode ser mais uma virada de chave para uma temporada com final feliz após início tão ruim.

Relembre o time do Botafogo na goleada de 2024

Gatito; Mateo Ponte (Damián Suárez, Intervalo), Lucas Halter, Bastos (Pablo, 17'/2ºT) e Hugo; Danilo Barbosa e Marlon Freitas; Savarino, Jeffinho (Diego Hernández, Intervalo), Júnior Santos (Jacob Montes, 27'/2ºT) e Tiquinho Soares (Eduardo, 17'/2ºT).
Os gols do jogo foram de: Júnior Santos (1-0) (4'/1ºT) / Tiquinho Soares (2-0) (9'/1ºT) / Danilo Barbosa (3-0) (9'/2ºT) / Savarino (4-0) (16'/2ºT) / Jacob Montes (5-0) (35'/2ºT) / Danilo Boza (5-1) (40'/2ºT).