John Textor no Estádio Nilton Santos, a casa do BotafogoVitor Silva / Botafogo
Clube social do Botafogo frustra tentativa dos novos controladores do Lyon de tirar Textor da SAF
Em meio à turbulência, empresário vai criar uma empresa nas Ilhas Cayman com o Glorioso e outros clubes
Rio - Os novos controladores do Lyon tentaram tirar John Textor do comando de todos os clubes da Eagle Football Holdings, o que inclui o Botafogo, mas o clube social do Glorioso frustrou a tentativa. A informação é do 'ge'.
Segundo o site, no momento, não há risco do americano deixar o comando do Alvinegro Carioca, e Textor agora se movimenta para criar uma empresa nas Ilhas Cayman com Botafogo, RWDM Brussels (antigo RWD Molenbeek) e o FC Flórida.
Mudanças no Lyon
O clube francês passou por uma crise no meio do ano e chegou a ser rebaixado por problemas financeiros. Em meio a isso, John Textor admitiu erros durante o período na liderança do Lyon e renunciou ao comando.
Michele Kang assumiu a presidência, e, posteriormente, o Lyon conseguiu reverter a queda para a segunda divisão do Campeonato Francês.
Tentativa de ruptura
Após uma apuração nas contas do clube, Michele Kang e outros acionistas ficaram irritados pelo que entenderam ser um quadro de descontrole financeiro. O entendimento era de que apenas a saída de Textor do dia a dia do Lyon não era o suficiente.
Segundo o site, a iniciativa foi liderada por Michele, antigos conselheiros do clube e por dirigentes do "Ares". Este último é um fundo de investimento que emprestou a maior parte do dinheiro para John Textor acertar a compra das ações do Lyon, em 2022.
Tanto Michele quanto "Ares" são acionistas do clube francês. Como o fundo de investimento não teve seu empréstimo pago, a situação foi na direção de uma ruptura.
A tentativa de tirar o americano, porém, parou no Botafogo. Mudanças na SAF do Glorioso precisam passar pelo clube social, que é sócio minoritário da SAF. Aqui, houve apoio a John Textor.
"O Botafogo F.R. reafirma sua amizade por John Charles Textor e jamais se negará a defender esse grande botafoguense", escreveu o perfil do Botafogo social, no Instagram.

Os comentários não representam a opinião do jornal e são de responsabilidade do autor.