Mano Menezes, do Fluminense, e Filipe Luís, do Flamengo, cada um à sua maneira, busca defesa sem sofrer golFotos de Marcelo Gonçalves/Fluminense e Gilvan de Souza/Flamengo

O primeiro jogo da final do Campeonato Carioca entre Fluminense e Flamengo, nesta quarta-feira (12), às 21h30, no Maracanã, chama a atenção para o duelo tático entre Mano Menezes e Filipe Luís. Os dois profissionais apostam nas defesas sólidas de seus times para dificultar o ataque adversário e ficar mais perto do título.
Desde o ano passado, o Tricolor viu o sistema defensivo crescer em desempenho desde a chegada do treinador. Se o ataque era problema e melhorou nos últimos jogos, quando passou a balançar redes com mais frequência, a zaga mostra regularidade ao ser pouco vazada desde o ano passado.

Thiago Silva faz a diferença

Não à toa, a equipe já disputou 43 partidas sob o comando de Mano e, em 20 - quase a metade (46%) -, não sofreu gol. Inclusive duas vezes foram contra o rival da final, que só não marcou contra dois de 17 adversários desde a estreia de Filipe Luís (o outro foi o Fortaleza).
A marcação mais encaixada na entrada da área e o posicionamento mais próximo da área, assim como as defesas de Fábio, ajudam a explicar o desempenho do Fluminense no setor. Mas a chegada de Thiago Silva também foi decisiva, já que, com ele em campo, foram 14 de 25 partidas sem ser vazado.
"Em alguns momentos, por precisar muito daquele ponto, tivemos menos posse, trabalhamos com mais segurança. Para ganhar uma final tem que ser mais completo e vamos tentar ser essa equipe", afirmou Mano.

Defesa começa no ataque

Os números tricolores são animadores, mas do lado rubro-negro conseguem ser ainda melhores. O Flamengo de Filipe Luís é uma máquina de defender, mas que às vezes fica relegada a segundo plano por causa do excelente poder ofensivo, com 46 gols marcados em 25 jogos (média de 1,84).
É comum jogadores admitirem em entrevistas o quanto o comandante foca no trabalho defensivo. E o resultado impressiona. Com uma marcação agressiva desde o ataque, mas que se adapta para proteger em linha baixa sem dar muitas oportunidades aos adversários, o time não sofreu gol em 15 dos 25 jogos sob o comando do treinador.
Ou seja, não foi vazado em 60% e com média de 0,52 gol sofrido por jogo, o que ajuda a explicar apenas uma derrota nesse período.
"A ideia do Filipe mostra isso. Ele quer que sejamos agressivos e que tentemos pressionar, para ficarmos rapidamente com a posse de bola para gerar perigo", disse o goleiro Rossi.

Jogos do Fluminense de Mano sem levar gol

– Volta Redonda 0-0 Fluminense
– Fluminense 4-0 Volta Redonda
– Águia 0-8 Fluminense
– Fluminense 2-0 Nova Iguaçu
– Fluminense 0-0 Flamengo
– Madureira 0-0 Fluminense
– Palmeiras 0-1 Fluminense
– Fluminense 1-0 Cuiabá
– Fluminense 0-0 Criciúma
– Fluminense 1-0 Athletico-PR
– Flamengo 0-2 Fluminense
– Fluminense 1-0 Cruzeiro
– Fluminense 1-0 Atlético-MG
– Fluminense 2-0 São Paulo
– Atlético-MG 0-2 Fluminense
– Fluminense 0-0 Corinthians
– Fluminense 1-0 Bahia
– RB Bragantino 0-1 Fluminense
– Fluminense 1-0 Palmeiras
– Cuiabá 0-1 Fluminense

Partidas do Flamengo de Filipe Luís sem ser vazado

- Vasco 0-1 Flamengo
– Flamengo 5-0 Maricá
– Flamengo 2-0 Vasco
– Flamengo 1-0 Botafogo
– Fluminense 0-0 Flamengo
– Portuguesa-RJ 0-5 Flamengo
– Flamengo 2-0 Sampaio Corrêa-RJ
– Volta Redonda 0-2 Flamengo
– Criciúma 0-3 Flamengo
– Fortaleza 0-0 Flamengo
– Flamengo 0-0 Atlético Mineiro
– Atlético Mineiro 0-1 Flamengo
– Cruzeiro 0-1 Flamengo
– Corinthians 0-0 Flamengo
– Bahia 0-2 Flamengo