SampaoliAFP

O Flamengo é o terceiro clube que o argentino Jorge Sampaoli comanda no futebol brasileiro. Nas outras duas oportunidades (Santos em 2019, e Atlético-MG em 2020), o treinador nunca se sentiu à vontade em responder as perguntas em português.
Discreto e não muito fã de entrevistas, Sampaoli sempre foi "reto e direto" com o espanhol nas coletivas de imprensa. Mas, em uma semana de Flamengo, o argentino entendeu que aprender a língua portuguesa será importante em sua adaptação ao Rubro-Negro e, por isso, decidiu iniciar aula particular com um profissional para conseguir (ou ao menos tentar) se comunicar com o Português.
A ideia de Sampaoli, ao iniciar as aulas, é se aproximar mais rápido da torcida do Flamengo e também se comunicar melhor com a imprensa nas entrevistas. Os estudos com o profissional serão no Centro de Treinamento Ninho do Urubu e acontecerão três vezes na semana. Além disso, o técnico argentino já utiliza um aplicativo de celular, chamado "Duolingo", para praticar exercícios nas horas vagas.
Inclusive, na apresentação oficial o Flamengo e na última entrevista coletiva, após o jogo contra o Internacional, Sampaoli arriscou algumas palavras em português, chamando atenção de profissionais que o acompanham há muito tempo, sendo uma clara demonstração de tentativa de evolução para se comunicar com a língua utilizada no Brasil.
TREINO EM DIA DE JOGO
Outra decisão de Sampaoli que chamou atenção foi relacionado ao campo e bola. O argentino adotará treino pela manhã em dia de jogos no período da noite. O novo procedimento, algo adotado por Jorge Jesus em 2019, iniciará nesta quarta-feira, quando o Fla encara o Maringá às 21h30, no Maracanã, pela Copa do Brasil.
A reapresentação dos jogadores está marcada para 8h, com café da manhã, e a atividade no campo às 10h. No período da tarde, Sampaoli passará o vídeo aos atletas e, em seguida, a delegação vai ao Maracanã para o duelo com Maringá.