FernandoReprodução Antalyaspor

O Flamengo está no mercado para contratar um primeiro volante para suprir a saída de João Gomes desde o começo da temporada. Na última janela de transferência, inclusive, a diretoria fez movimentos para reforçar a posição. Além de fazer proposta a Matheus Uribe, volante hoje no Porto, a cúpula rubro-negra também fez oferta para Fernando, brasileiro que atualmente defende o Antalyaspor, da Turquia.
Segundo apuração da reportagem, o Flamengo, na figura de Marcos Braz, vice de futebol, e Bruno Spindel, diretor executivo, teve mais de uma reunião com os representantes de Fernando, no Rio de Janeiro. Mais de um encontro foi realizado, e o Rubro-Negro estava disposto a pagar a multa rescisória do volante com o Antalyaspor, que passa a ser 1,5 milhão de euros, cerca de 7,5 milhões de reais, a partir da próxima janela de transferência, quando chega ao fim a temporada no futebol turco.
Na ocasião, o Flamengo e os representantes de Fernando não chegaram a um acordo financeiro a tempo do fechamento da janela de transferência e ficou combinado que as conversas poderiam ser retomadas ao término da temporada turca, em junho.
Fernando é um jogador muito bem avaliado pela diretoria do Flamengo e tem se destacado no futebol turco, sendo considerado o melhor jogador da posição no país, mesmo atuando em uma equipe considerada de "meio de tabela" (hoje na 12ª posição na tabela).
Por outro lado, o volante brasileiro tem um salário alto no Antalyaspor e recebe 1,3 milhão de euros (livre de impostos por ano), o que daria cerca de 7 milhões de reais em 12 meses. Esse, inclusive, foi um dos fatores que pesou nas conversas entre as partes para que não houvesse acordo financeiro.
Marcos Braz, inclusive, chegou a conversar com Fernando algumas vezes, por telefone, e o jogador se mostrou disposto a retornar ao futebol brasileiro para vestir a camisa do Flamengo, mas sempre deixou claro que não forçaria uma saída do Antalyaspor e aguardava um acordo para avançar na negociação.
Hoje com 31 anos, Fernando tem contrato com o Antalyaspor até o meio de 2024. Ou seja, pode assinar pré-contrato com outro time a partir de janeiro do próximo ano. O brasileiro defende o clube turco desde a temporada 2021/2022.
Há dez anos atuando no exterior, Fernando acumula passagens por Beijng Guon, da China, Spartak, da Rússia, Sampdoria, da Itáia, Shaktar, também da Rússia, e Grêmio, único clube brasileiro na carreira e o que o lançou ao futebol, em 2010. Em 2023, o volante deixou o Tricolor gaúcho.
Pela seleção brasileira, Fernando tem em seu currículo o Sul-Americano Sub-17, em 2009, Mundial SUb-20, em 2011, Sul-Americano Sub-20, em 2011, e Copa das Confederações pela Seleção principal, em 2013.