Counter-Strike 2 foi lançado pela empresa ValveDivulgação/Valva

Rio - Fim de uma era de sucesso nos e-sports (esportes eletrônicos). Depois de 11 anos on-line como o maior da franquia, o CS:GO (Counter-Strike: Global Offensive) foi retirado do ar pela empresa Valve e substituído pelo CS2 (Counter-Strike 2). O jogo First-Person Shooter (FPS), "Atirador em Primeira Pessoa" na tradução, esteve em fase de testes desde março e chega com diversas atualizações.
Para começar, os usuários do CS:GO, que foi lançado em 21/8/2012 terão apenas uma atualização gratuita do jogo para a nova versão, que foi desenvolvida em um novo modelo gráfico, com mapas atualizados e efeitos sonoros em melhor qualidade. 
Com o desenvolvimento em Source 2, o realismo visto na última versão foi ampliado em cenários inimagináveis. Há novas skins (visuais), comportamentos perceptíveis nos personagens em movimentações durante os rounds, explosões com valorização do gráfico e todos os impactos visuais esperados.
Os mapas do antigo CS:GO foram repaginados no novo game, mas sem utilização da mesma base gráfica. Eles foram feitos "do zero" pela Valve, que usufruiu da nova tecnologia para expandir alguns e, aproveitando o começo de uma nova era na franquia, dando aumento em luminosidade, jogabilidade e legibilidade. Dos competitivos (chamados de Premier), os nove são: Mirage, Overpass, Nuke, Inferno, Vertigo, Ancient, Anubis, Dust II e Ofice.

Itens

Na atualização do Global Offensive para o CS2, todo o inventário do usuário foi mantido. As armas de padrão do jogo também ganharam atualizações quanto à resolução e visual. 

Partida reduzida e ranking

O CS2 voltou ao passado e redefiniu que as partidas terminarão com 13 rounds, diferente do CS:GO, onde eram 15 para definir o vencedor. 
Já no ranking do jogo eletrônico, a posição do usuário será definida em três recortes: entre os amigos no Counter-Strike, regional e global. Outra novidade implementada pela Valve é a patente no Premier (Competitivo) dividida por mapa, para provocar maior equiíbrio.