Ederson. Perú x Brasil no Estadio Nacional, Lima - Perú, Brasil. Eliminatórias 2026. Foto:Vitor Silva/CBFVitor Silva/CBF

Matheus Cunha, goleiro contratado pelo Flamengo em dezembro de 2020, por indicação de Rogério Ceni, assinou um pré-contrato com o Cruzeiro e vai deixar a equipe de Filipe Luís ao fim desta temporada, o que obriga o diretor-técnico José Boto a encontrar um substituto. E este jogador pode vir da Inglaterra.
O brasileiro Ederson, que defende as cores do Manchester City e está em fase de negociações para deixar o clube inglês, pode se tornar uma boa oportunidade de mercado para o Mengão.

Ederson tem 31 anos e chegou ao clube inglês em 2017. Antes, passou pela base do Benfica, sem custos, em 2010.
Danilo, Ederson, Gabriel Jesus e Fernandinho exibem a taça - AFP
Danilo, Ederson, Gabriel Jesus e Fernandinho exibem a taçaAFP

O goleiro tem no currículo a conquista da Copa América com a seleção brasileira, além de seis títulos de Premier League, duas Taças da Inglaterra, três Super Taças da Inglaterra e uma Champions League, todos com o Manchester City.

Recentemente, os "The Citizens" trouxeram de volta James Trafford, formado nas categorias de base do clube, mas que estava ganhando minutos na equipe principal do Burnley.

Ederson deve iniciar a temporada ainda como titular de Pep Guardiola, mas Trafford foi contratado para assumir o posto tão logo as coisas com o goleiro brasileiro se resolvam.

Tradfford foi contratado para assumir a titularidade do gol do Manchester City - Tom Barton / Manchester City
Tradfford foi contratado para assumir a titularidade do gol do Manchester CityTom Barton / Manchester City

Isso porque o City e Ederson já conversam para uma possível saída do goleiro ainda nesta janela do verão europeu. E candidatos a tirar o brasileiro do time inglês não faltam.

Galatasaray e Fenerbahçe, ambos da Turquia, são os mais interessados neste momento.

O Flamengo recentemente atravessou duas negociações que estavam acertadas com clubes turcos: Emerson Royal e Saul Ñiguez, o que deixa os torcedores esperançosos com a contratação de Ederson.

Ainda não há conversas neste sentido, e o alto salário do goleiro, que gira em torno dos R$ 3 milhões mensais, pode ser um grande impeditivo para que, caso as negociações se iniciem, tenham um final feliz.

A competição com Rossi também poderia gerar problemas internos no Flamengo, como a insatisfação de um dos super-goleiros com a reserva, desestabilizando a equipe.

O fato é que o Flamengo terá que resolver o problema da saída de Matheus Cunha para o Cruzeiro. Seja procurando um goleiro no mercado ou confiando em Dyogo Alves e Léo Nannetti, atuais terceiro e quarto goleiros da equipe profissional.

Enquanto isso, o Rubro-Negro segue se preparando para tentar virar o resultado adverso do jogo de ida da Copa do Brasil, no Maracanã, contra o Atlético-MG.

A partida, agora, será em Belo Horizonte, e a equipe de Filipe Luís precisa vencer por pelo menos um gol de diferença para levar a decisão para a disputa de pênaltis.

Flamengo e Atlético-MG decidiram a última edição da Copa do Brasil, quando o clube da Gávea conquistou seu quinto título na competição, dentro da Arena MRV, casa do Galo.