GersonGilvan de Souza /CRF

Rio - Autor do gol que definiu a vitória do Flamengo sobre o Vasco, o meia Gerson, de 26 anos, vive em 2023 o seu ano mais artilheiro pelo clube carioca. Com seis gols na temporada, ele está a um de igualar a soma das marcas que alcançou em 2019, 2020 e 2021 vestindo a camisa rubro-negra.
Na sua primeira passagem pelo Flamengo, Gerson atuou por dois anos. No total, o meia fez sete gols e deu 11 assistências em 109 jogos pelo clube carioca. No meio de 2021, foi vendido para o Olympique de Marselha, atuando um ano e meio no futebol francês.
Recontratado no começo do ano, Gerson entrou em campo em 51 jogos, fez seis gols e deu nove assistências. Esta já é sua temporada com mais participações diretas em gols pelo Flamengo. Em sua carreira, só fica atrás de 2021/2022 pelo Olympique, quando o brasileiro fez 11 gols e deu sete assistências.
Em boa parte da temporada, Gerson atuou de forma mais avançada, mais perto do gol, diferente da função de segundo volante que se notabilizou pelo Flamengo nos anos anteriores. Além disso, a ausência de Everton Ribeiro e Arrascaeta, que são os principais meias do clube carioca, em boa parte da temporada, elevou a responsabilidade ofensiva de Gerson.