Torcida do Flamengo no MaracanãPAULA REIS/Flamengo

Rio - O Maracanã receberá a implementação do sistema de biometria facial em breve. O Flamengo entrou em acordo com a empresa Bepass para utilizar a tecnologia nos próprios jogos no estádio. O clube planeja colocar a ideia em prática ainda em 2023.
O Flamengo, por enquanto, foi o único a fechar acordo com a empresa. O Fluminense, que participa da administração do estádio em conjunto com o Rubro-Negro, interrompeu as conversas por conta do foco na final da Libertadores, mas a expectativa é que também participe da parceria.
"Já estamos realizando todo acesso de credenciados por biometria facial no estádio e nosso objetivo é instalar o sistema em todas as 156 catracas do local, realizando a entrada por biometria de forma gradual, exclusivamente, para jogos do clube. A ideia é termos ao menos dois jogos ainda esse ano", disse Ricardo Cadar, fundador e CEO da Bepass.
A Lei Geral do Esporte (Lei nº 14.597/2023 – LGE), sancionada em 15 de junho, que estabelece a obrigatoriedade de adoção de biometria por reconhecimento facial nos estádios com capacidade de até 20 mil pessoas, em até dois anos. Com isso, o Flamengo se enquadra na lei dentro do prazo.
O Flamengo tem como objetivo se enquadrar na lei e também em combater a prática dos cambistas, algo que a tecnologia já se mostrou capaz de fazer. Além disso, o clube também busca implantar um critério de assiduidade na compra de ingressos e evitar casos de violência em seus jogos.
A expectativa é que, a partir do Campeonato Carioca 2024, toda a entrada do público no Maracanã seja feita apenas através do uso da face, abandonando de vez o uso de ingressos físicos. No Brasil, o Palmeiras é o único que faz uso da tecnologia de biometria facial com 100% de acesso no Allianz Parque. Recentemente, o Vasco realizou testes da tecnologia seguindo a determinação da Justiça do Rio de Janeiro.

Como funciona?

1) Cadastro da biometria facial - de qualquer lugar, como o próprio celular, intuitivo e feito em menos de 10 segundos.
2) Reconhecimento imediato - identificação rápida e segura nos equipamentos.
Com estas soluções, o Flamengo espera oferecer para os torcedores rubro negros:
1) segurança (validação e identificação de quem acessa o local, impossibilitando
a fraude no acesso);
2) agilidade (leitura da face em menos de três segundos);
3) comodidade (sem perda de tempo ou necessidade de emissão de crachás,
cartões ou QRCodes);
4) LGPD (alinhamento com os mais rígidos padrões de segurança de dados e
legislações brasileira e europeia).