Flamengo perdeu na Justiça o direito de ficar com a Taça das Bolinhas, por causa de decisão sobre o título de 1987 reprodução

O Sport não perdeu a oportunidade de provocar o Flamengo após o Supremo Tribunal Federal (STF) negar mais um recurso dos cariocas sobre o título brasileiro de 1987. O ministro Dias Toffoli manteve o Sport como único campeão daquele ano e o São Paulo como dono da Taça das Bolinhas, dada ao primeiro pentacampeão brasileiro.
"Oxe, de novo?", postou o Sport nas redes sociais.
A ironia se deve ao fato de o Flamengo ter mais uma decisão contrária nessa questão. Em 2018, o STF já dera decisão favorável ao Sport. Na época, o Tribunal deu como decisão final transitada em julgado após negar dois outros recursos do Flamengo. O episódio, inclusive, foi lembrado por Toffoli.
Com a decisão do STF, o Sport é considerado o único campeão brasileiro de 1987. Com isso, o Flamengo não tem o direito de receber a Taça das Bolinhas, que o clube tentava receber desde 1992, quando conquistou pela quinta vez o título, contando com 1987.
O troféu acabou entregue ao São Paulo, em 2007, quando foi pentacampeão brasileiro.

Relembre a confusão do Brasileiro de 1987

Naquele ano, o torneio foi disputado em formato diferente, sem divisões por séries, mas em dois módulos. O Flamengo foi campeão no módulo que contava com os principais clubes do país, enquanto o Sport venceu o outro, com clubes que disputaram a segunda divisão no ano anterior.
Após uma mudança no regulamento, ficou definido que os campeões dos dois módulos se enfrentariam em uma final. Entretanto, o clube carioca se recusou a jogar, alegando que a regra foi imposta com o campeonato  já em andamento.
Naquele ano, o Campeonato Brasileiro foi organizado pelo Clube dos 13.