Tite consegue tempo importante para descansar os jogadores do FlamengoDivulgação / Flamengo
Publicado 18/09/2024 18:40 | Atualizado 18/09/2024 18:42
A Comissão Disciplinar da Conmebol julgou e advertiu o técnico do Flamengo, Tite, por causa das declarações sobre os jogos na altitude de La Paz. A Confederação confirmou a informação em comunicado nesta quarta-feira (18).
Publicidade
Tite teve uma arritmia cardíaca após a partida contra o Bolívar, pelas oitavas de finais da Libertadores, que aconteceu pela variação da altitude. La paz está localizada a mais de 3.6000 metros acima do nível do mar.
No dia 28 de agosto, depois de ter alta, ele criticou abertamente as partidas disputadas na altitude
"Dá para escrever um capítulo de livro. Pelo lado humano, o que cada um passa. Eu senti do doutor a responsabilidade, os cuidados, o diagnóstico. Ele queria saber o porquê e ficava perto na viagem toda. Meu filho, pedi para ficar na minha frente, mas ele disse: 'quero ficar atrás'. Me sentia cuidado deles. Tomara que as pessoas deem ouvido à ciência. A ciência está aí para que a gente possa usufruir. Jogar em La Paz é muito difícil. Não vou usar o termo desumano, mas te traz uma série de problemas muito fortes. Não gostaria de estar dizendo isso, mas se não derem um intervalo no primeiro tempo e no segundo, vai dar problema. Deu comigo, vai dar mais sério", disse Tite.
"Estou antecipando. É absurdo a Conmebol obrigar as equipes a estarem um dia antes lá. É um absurdo, um desrespeito à ciência. Todas as pessoas, os médicos sabem que a partir de 6h, 7h, 8h, você começa a ter dor de cabeça. A gente quer chegar na hora do jogo. Aí o clube é multado. Só sosseguei na hora que vi todos os exames. O doutor me mostrou o coração, trouxe a esposa, falou para o filho, falou para a direção. Daí me tranquilizei mais. Obrigado ao departamento médico do Flamengo, ao doutor Bassan. Eles foram muito queridos", completou.
O técnico foi denunciado nos artigos 11.1 e 11.2, alíneas b e f, do Código Disciplinar da Conmebol. Estes falam sobre conduta e respeito à entidade. Confira abaixo:
Artigo 11.1: Associações membro, clubes e seus jogadores, oficiais, oficiais de partida e demais membros deverão atuar em todos os momentos com respeito e em estrita observância dos princípios de lealdade, integridade e esportividade.

Artigo 11.2: Constituem, entre outros, comportamentos imputáveis e infrações passíveis de sanção aos referidos princípios:

b) Comportar-se de forma ofensiva, ultrajante ou fazer declarações difamatórias de qualquer natureza;
f) Comportar-se de forma que o futebol, como esporte em geral, e a CONMEBOL em particular, possam ser desacreditados em decorrência de tal comportamento.
Leia mais